fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

FALECEU O POVOACENSE JOÃO MENDONÇA 01/06/1925 - 06/01/2021

Aos seis dias do mês de janeiro de 2021, aos 95 anos de idade, faleceu no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, o Povoacense João Pimentel de Melo Mendonça, natural da freguesia de Povoação, Lomba do Botão, concelho de Povoação, Residente na cidade de Ponta Delgada.

João Mendonça (1925 - 2021)

Fundador do Oculista João Mendonça, João Pimentel de Melo Mendonça, partiu ontem, dia 6 de janeiro, com 95 anos.

Sendo o mais novo de 11 irmãos, desde cedo, a vida apresentou-lhe vários desafios e nem sempre ele viria a conquistar as suas ambições. Era um jovem bastante curioso e com um enorme apetite empreendedor. Ao ser-lhe negado o ensino superior, pela impossibilidade financeira dos familiares, e visto que fazia parte de uma família numerosa, em meados de 1940, João, determinado, seguiu o seu caminho, até à cidade de Ponta Delgada, onde conseguiu ter a sua primeira experiência profissional, como estagiário na Papelaria Âmber. Era um grande trabalhador, fazia horas extra, e empenhava-se para garantir um serviço de excelência ao seu chefe, que muitas vezes ficava impaciente com a quantidade de perguntas que João fazia.

Curioso como era, aprendeu tudo o que podia sobre como gerir uma empresa durante o estágio. Ao fim de uns anos, João conseguiu poupar o suficiente para abandonar o seu trabalho na Papelaria, e apostar na sua formação. Viajou para o Porto, onde tirou o curso de técnico profissional de ótica, e aprendeu a montar óculos, que naquela altura, era uma arte complexa e muito minuciosa, visto que não se tinha acesso às tecnologias de hoje em dia.

Assim que termina o curso, com 21 anos, volta a São Miguel, e abre o seu primeiro estabelecimento de Ótica, em 1958, no Instituto Margarida de Chaves. Finalmente podia por em prática os conhecimentos de gestão e contabilidade que obteve no seu estágio na papelaria Âmber, e gerir o seu próprio negócio. Foi o primeiro oculista a abrir nos Açores, e ganhou a sua fama principalmente em São Miguel e em Santa Maria, com várias pessoas de todas as freguesias a confiar a sua visão no Oculista Mendonça.

Deixa um grande legado resultante do excelente trabalho.

De salientar que o Povoacense João Pimentel de Melo Mendonça realizou na Vila da Povoação a comemoração dos seus 90 anos de idade rodeado pela sua família, na sua terra natal da qual nunca esqueceu e muito amava.

Um Olhar Povoacense endereça as mais profundas e sentidas condolências aos seus filhos Eduardo, António e Ana Paula Mendonça, aos seus netos, bisnetos e restantes familiares.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot