fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

HOJE É DIA DOS AMIGOS

Pois é caros povoacenses e amigos espalhados pelos quatro cantos do mundo, hoje, 21 de janeiro de 2021, primeira das quatro quintas-feiras que antecedem o Carnaval, num ano normal, seria aquele dia  100% dedicado a um encontro diferente e diferenciado entre os homens, cumprindo assim a tradição açoriana. 


Os povoacenses e todos os açorianos em geral dedicam estas quatro quintas-feiras que antecedem o Carnaval a festejos muito particulares. São os festejos que se iniciam com os amigos, passam depois para as amigas, seguem-se os compadres e terminam com as comadres.


Dita a tradição que, a primeira quinta-feira, das quatro que antecedem o Carnaval está guardada para um bom “serão” entre homens, só que hoje será exceção devido à maldita pandemia da COVID-19. No concelho da Povoação e na ilha de São Miguel em geral, os restaurantes infelizmente não se vão preparar para assinalar este dia com a tradicional animação e alegria que caracteriza os Amigos.

Tradicionalmente tudo começaria com convite de um amigo a outro amigo, que trazia mais um e outro ainda. Juntaria-se um grupo de amigos e por sua vez este acabaria por se juntar a outro, ficariam os grupos tão alargados que se juntariam pessoas que provavelmente nem se conheceriam. Seria uma alegria, jantariam beberiam e divertiriam -se não fosse o CORONAVIRUS. 


Também hoje será um dia muito triste para a restauração, que tinha neste peculiar dia uma fonte de receita acima da média.


Na próxima quinta-feira caberia às mulheres “vingarem-se” dos homens, mas também não irá acontecer. Seria o dia delas, dia das Amigas, sedo que desta feita os homens ficariam em casa e as mulheres sairiam para o jantar/diversão.


Nestas quintas-feiras que antecedem o Carnaval, seria normal haver uma alegria contagiante, mas desta feita a nossa tradições irá ser relegada ao confinamento, não havendo lugar a festejos.


Os povoacenses infelizmente não irão manter a tradição e não vamos poder vê-los em grupos pelo nosso bonito concelho em mais um dia que seria de alargados festejos do dia de amigos.


Um Olhar Povoacense dentro do possível deseja a todos um Feliz Dia de Amigos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot