fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 2 de junho de 2020

“TEMPORADA DE VIOLAS DA TERRA 2020” COM EVENTOS ONLINE

A Temporada de Violas da Terra 2020 assinala os 10 anos de actividade da “Associação de Juventude Viola da Terra” responsável pela Temporada há vários anos e pela organização de inúmeros eventos que têm ajudado a revitalizar e impulsionar a Viola da Terra nos Açores e fora da Região.

Em 2020 a 10.ª Edição do “Violas do Atlântico” decorrerá online, juntando a Viola de 12 Cordas com a Viola de 15 Cordas, e contando com testemunhos de alguns dos músicos que passaram pelas 9 edições anteriores. Rafael Carvalho e Bruno Bettencourt irão preparar, à distância, uma décima edição muito especial.

O “Encontro de Violas Açorianas”, iniciado em 2011, contará também com a sua organização online. Este evento que tem juntado tocadores de várias ilhas dos Açores, visitaria Santa Maria em 2020, pela primeira vez. No entanto, dada a impossibilidade de um encontro ao vivo, o mesmo irá manter-se neste formato diferente, continuando a contar com a participação de tocadores de diferentes Ilhas e que irão referir as diferenças na execução técnica das suas violas e os contextos onde a viola aparecia e continua a aparecer ao longo do ano.

Estes dois eventos já estão em preparação e contarão com a sua data oficializada nos próximos dias.

O “Dia da Viola da Terra”, a 2 de Outubro, será redimensionado, mas terá a sua edição dentro da normalidade possível e cumprindo com as recomendações de cada espaço que receberá os eventos, principalmente por ter uma grande incidência de sensibilização junto das escolas. O evento só mudará para um formato online se houver novos desenvolvimentos associados à pandemia.

“Orquestra de Violas da Terra” no final de Outubro e “Encontro de Escolas de Violas” no final de Novembro, também poderão manter-se, consoante as condições que estejam em vigor nessa altura do ano.

No passado dia 1 de Junho, a Associação de Juventude Viola da Terra associou-se ao Conservatório Regional de Ponta Delgada colaborando com a “Audição do Dia da Criança online”. Este evento tem sido, em anos anteriores, a abertura oficial da Temporada de Violas da Terra e conta sempre com algumas participações especiais. Este ano foi num formato diferente mas que foi um excelente desafio a todas as crianças e jovens que participaram com a sua Viola da Terra, dos 6 aos 16 anos.

A adaptação destes eventos para um “formato online” traz diferentes desafios mas é extremamente importante. Não só para desafiar os músicos e a capacidade de adaptação de cada um, mas também possibilitando que estes continuem a manter a sua actividade musical. Ao mesmo tempo, estes eventos, mesmo em formato diferente, garantem a sua dinâmica e continuidade, proporcionando o relacionamento entre os músicos e garantindo que não se pare com a dinamização e divulgação da nossa Viola da Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot