fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

CONCURSO FOTOGRÁFICO “JOSÉ DO CANTO NAS FURNAS”

A “Mata-Jardim José do Canto” e a FotoTour Açores lançam em parceria o concurso fotográfico “José do Canto nas Furnas”, evento que destaca a importância da fotografia na sociedade atual, e neste caso em particular na descoberta da identidade de uma figura açoriana notável do séc. XIX, circunscrita ao espaço das Furnas, nomeadamente nas margens da sua Lagoa, onde por via da sua obra ficou eternizado até aos nossos dias.

É uma atividade que pretende promover o conhecimento da influência de José do Canto na Vila das Furnas, e que surge na sequência da abertura ao público da “Mata-Jardim José do Canto”, espaço lúdico onde está inserida a mítica “Capela de Nossa Senhora das Vitórias”, rico e original templo gótico que reproduz as grandes catedrais europeias, mandado edificar por José do Canto em consequência de um voto formulado por ocasião de doença grave de sua esposa.

Neste espaço, e por via da sua adoração pela botânica, José do Canto deixou um legado de admiráveis espécies por toda a propriedade, sendo que este Concurso visa destacar também a sua vasta coleção de cameleiras, muitas delas centenárias.

Com este concurso pretende-se promover, transmitir e perpetuar os valores históricos, culturais e científicos ligados à sua obra, nomeadamente as suas ligações à botânica e ao seu enquadramento paisagístico, assim como a influência que trouxe da vivência Europeia do séc. XIX, para este tranquilo vale.

Para fomentar a interação da população, os promotores irão organizar três atividades até ao encerramento do Concurso, abrindo as portas da Mata-Jardim à população, em eventos que se pretende sejam do foro familiar, envolvendo os seus agregados em momentos de aventura e descoberta, dando assim também a conhecer outra das valências deste espaço fantástico.

O primeiro desses eventos realiza-se já no próximo dia 31 de janeiro, onde uma mostra de artesanato, na envolvência da Casa dos Barcos, será o mote para um passeio de descoberta à Mata-Jardim e ao Centro de Interpretação das Furnas, estando várias atividades planeadas para este dia, nomeadamente um almoço convívio para os participantes.

Os restantes eventos serão lançados atempadamente no decorrer do Concurso.

Para este efeito foi criada uma página no facebook, com todos os dados do Concurso, nomeadamente o seu regulamento, e onde serão periodicamente colocadas notas sobre José do Canto, para que os participantes possam conhecer mais pormenorizadamente quem foi este homem iluminado, que trouxe a Europa para o centro das Furnas influenciando até hoje a sua paisagem.

E porque Turismo também é isto - cultura e natureza de mãos dadas, a exposição resultante deste concurso estará patente na Mata-Jardim José do Canto, para que possa ser apreciada por todos os que a visitarem durante este ano, pretendendo-se que seja itinerante, podendo vir a estar presente em outros locais.

Calendarização

O calendário do Concurso “José do Canto nas Furnas” é o seguinte:

•      Recepção de candidaturas: até 07 de abril de 2015
•      Decisão do Júri: 18 de abril de 2015
•      Inauguração da Exposição na Mata-Jardim José do Canto: 25 de abril de 2015.

O júri será constituído por um representante da “Mata-Jardim José do Canto”, um representante ligado ao Turismo dos Açores, por um fotógrafo profissional, por um fotógrafo da comunicação social e por um fotógrafo amador que não tenha participado no concurso fotográfico “José do Canto nas Furnas”.

Prémio e Exposições

•      O júri deste concurso irá selecionar 20 fotografias
•      Serão premiados 1º, 2º e 3º lugar :

o      1º Lugar: 4 noites na “Casa dos Barcos, Furnas” para duas pessoas, mediante disponibilidade;

o      2º Lugar: Viagem Fotográfica a Santa Maria com o FotoTour Açores, fim-de-semana para uma pessoa.

o      3º Lugar: 2 noites na “Casa dos Barcos, Furnas” para duas pessoas, mediante disponibilidade.

•      Os autores selecionados serão convidados a participar nas atividades programadas.

•      Pretende-se que este concurso seja eternizado em Obra Literária.

•      A exposição será patente de modo dispersa pela Mata-Jardim, e pretende-se que seja itinerante.

•      As obras selecionadas irão ficar expostas em 60X90 em paneis de rua.

Pode consultar o regulamento aqui: https://db.tt/Zu7ZUf5z

Para participar no concurso utilize o seguinte e-mail: josedocantonasfurnas@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot