fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 31 de janeiro de 2015

PERCORRENDO A VILA DA POVOAÇÃO (VÍDEO)

Percorridas as 5 Lombas da freguesia de Povoação, chegou a vez de apresentar aos seguidores de Um Olhar Povoacense a Vila da Povoação, sede de concelho.

A Povoação foi elevada a Vila e sede do concelho a 3 de julho de 1839. Foi aqui que desembarcaram os primeiros povoadores da ilha de São Miguel. Consiste na freguesia mais extensa do concelho da Povoação com cerca de 2.424 habitantes.

É constituída pelo centro, arredores - Comissão e Morro - e pelas Lombas do Cavaleiro, Carro, Botão, Pomar e Pós. A designação de Lomba do Cavaleiro deverá ter tido origem num habitante local, o abastado proprietário Martim Vaz, o chamado Cavaleiro do Nordeste. “ A denominação “Lomba do Carro”, teve a sua origem talvez por ter sido esta a primeira lomba a ter ligação com o centro da povoação por caminho de carro de bois. O topónimo “Lomba do Botão”, segundo o investigador Humberto de Bettencourt dever-se-á à forma corrupta de Vultão ou “Bultão”, nome próprio de um individuo que ali viveu antigamente. Na origem do nome Lomba do Pomar, está o facto de ali terem existido grandes pomares de castanheiros. A Lomba dos Pós talvez pela deformação forçada das palavras “Lomba do Pão”.

As festividades em honra da padroeira, Nossa Senhora Mãe de Deus, realizam-se no primeiro fim de semana de setembro, altura em que muitos emigrantes visitam a terra para passarem as festas em família. Do cardápio da freguesia fazem parte iguarias como o fervedouro e o molho de fígado com inhame ou batata-doce. Os artesãos locais dedicam-se, essencialmente, ao fabrico de bonecas de milho, flores de papel, mantas de trapos, rendas, bordados, trabalhos em escama de peixe e cantaria.

A riqueza económica do concelho, desde o seu povoamento e até mesmo ao século XX, era caracterizada pela cultura de cereais, principalmente milho e trigo, sendo por isso considerado como o “celeiro da terra”.

2 comentários:

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot