fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 24 de junho de 2014

“VIOLAS DO ATLÂNTICO IV” JUNTA VIOLA TOEIRA E VIOLA DA TERRA

A Associação de Juventude Viola da Terra organiza a 4ª edição do evento Violas do Atlântico trazendo este ano o músico Amadeu Magalhães com a Viola Toeira de Coimbra. Para além disso o músico executará algumas peças no cavaquinho.

Nas 3 edições anteriores já tivemos a possibilidade de receber a Viola de Arame Madeirense, a Viola Caipira e a Viola Braguesa.

Este evento tem uma grande importância anual pela sua envolvência com a Viola da Terra, troca de experiências e de conhecimentos, mas, também, porque permite que os músicos presentes e público conheçam de perto as nossas Violas. A realidade é que mesmo muitos dos que escrevem e investigam as Violas Portuguesas, na nossa Região, só as conhecem de fotografias ou por intermédio de escritos de outros. Por isso estas são oportunidades únicas para verem e ouvirem de perto a Viola Toeira.

O Violas do Atlântico IV contará com 2 concertos:

1 de Julho, no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente, pelas 21:30, inserido no Festival Viver o Verão da Junta de Freguesia da Ribeira Quente. A abrir o serão teremos a Escola de Violas da Ribeira Quente seguindo-se o Concerto de Viola da Terra e Viola Toeira com Rafael Carvalho e Amadeu Magalhães respectivamente.

No dia 2 de Julho o Concerto será no Museu do Franciscanismo na Ribeira Grande, com a colaboração da Câmara Municipal, e terá o seu início pelas 21:00 com a cerimónia de apresentação oficial do Selo “Viola da Terra” pelos CTT, inserido numa emissão filatélica “Europa - Instrumentos musicais nacionais”. Segue-se depois o Concerto pelos dois músicos.

O evento insere-se na II Temporada de Violas da Terra e conta com o apoio do Turismo Açores e da Fundação Inatel.

A II Temporada de Violas da Terra iniciou-se em Janeiro com o evento “Mini Conversas à Viola”, seguindo-se a Orquestra de Violas da Terra 2014.

Para o resto do ano a Associação de Juventude Viola da Terra está ainda a organizar o “Encontro de Violas Açorianas”, em Agosto, que fará parte da “Temporada Artística” organizada pela Direcção Regional da Cultura e que conta, pela primeira vez, com um concerto de Violas da Terra.

Também haverá 2 concertos de Viola da Terra, pela primeira vez, nas “Noites de Verão” organizadas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e, ainda, a Associação prepara a repetição do evento “Serão de Viola da Terra” nas Portas do Mar, dado o grande sucesso do evento do ano passado, no Tentorium, com centenas de espectadores.

Tem sido esta a forma como a Associação de Juventude Viola da Terra vai tentando realizar parcerias e organizar eventos com apoios pontuais, garantindo um cartaz ao longo do ano que cada vez atrai mais gente e é motivo de grande afluência por parte de emigrantes e turistas que nos visitam.

Contamos com a vossa presença.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot