fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2014

INICIARAM-SE OS PREPARATIVOS PARA A FESTA DO CORPO DE DEUS

Este ano, por força da Lei, é a segunda vez que a procissão do Corpo de Deus não se realiza na Quinta-feira como instituído pela igreja católica.

Os preparativos já iniciaram e a montagem dos adereços em honra do Corpus Christi decorrem normalmente, sendo no entanto na Igreja Matriz o centro desta festa recheada de significado e fé.

O brio com que os povoacenses preparam a festa do Corpo de Deus é de salutar, sobressaindo a fé deste povo ao redor de Deus Pai, pois para receber Jesus Sacramentado pelas principais ruas da Vila, estas são preparadas a preceito, onde sobressai os bonitos tapetes coloridos e todo um conjunto de enfeites em cada rua.

Na Povoação, a procissão do Corpo de Deus realizou-se pela primeira vez em 1905, por iniciativa do Pe. Ernesto Jacinto Raposo.

Cinco anos após a primeira procissão foi instituído o Feriado Municipal, por proposta do vereador Manuel Soares Brandão.

Por Portaria de 26 de Junho de 1905 se declarou que “ficaria a cargo das câmaras municipais a festividade da procissão do Corpo de Deus”, compromisso que a autarquia povoacense jamais deixou de cumprir.

Recorde-se igualmente que durante o ano passado o Governo eliminou no total 4 feriados: dois civis (5 de Outubro - Implantação da República e o 1 de Dezembro - Restauração da Independência) e dois religiosos (o Corpo de Deus e do Dia de Todos os Santos).

A suspensão dos feriados religiosos estará em vigor até 2018, ano em que o Governo reavaliará as condições do acordo com a Santa Sé.

Um Olhar Povoacense deseja boas festividades a todos os povoacenses, bem como a quem nos visita.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot