fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

HUGO ARAÚJO UM POVOACENSE REFERENCIADO NO MUNDO DA MÚSICA

O jovem povoacence Hugo Araújo, Foi publicamente referenciado pelo famoso cantor Açoriano Aníbal Raposo, depois do jovem povoacence ter concluído a gravação do CD com o Prestigiado cantor. “Hugo é um trompetista de referência com um excelente talento” O lançamento deste CD estará disponível no dia 2 de agosto de 2013 na igreja nossa senhora das neves (freguesia da relva).

Aníbal Duarte Raposo, nasce na freguesia de Relva, concelho de Ponta Delgada, ilha de S. Miguel nos Açores, a 5 de Dezembro de 1954.

Faz parte, com José Medeiros, Luís Alberto Bettencourt e outros, de uma geração de cantadores que nos últimos 25 anos têm renovado a música açoriana com temas e poesia originais que, bebendo fundo nas raízes do cancioneiro das ilhas sofrem influências dos grandes compositores da música popular portuguesa, da MPB e até da música clássica.

De 1973 a 1978 licenciou-se no Porto em engenharia mecânica tendo à época feito parte da direcção do TUP (Teatro Universitário do porto).

De regresso aos Açores em 1978 funda diversos grupos com projecção local tais como o Construção, Rimanço e Albatroz.

Tem actuado em todas as ilhas açorianas, na Madeira, em Portugal continental e no estrangeiro e gravado diversos trabalhos para séries da TV açoriana tais como “O barco e o sonho” e “Balada do Atlântico”. 

Está representado em discografia diversa com outros autores sendo de salientar os seguintes trabalhos:

“Maré cheia” com 15 temas originais editado no final de 1999;

“A palavra e o canto” com 11 temas originais editado em Abril de 2006.

Aníbal Raposo tem musicado igualmente grandes poetas açorianos tais como Natália Correia, Emanuel Felix e Álamo de Oliveira.

Quanto ao jovem Povoacence

HUGO ARAUJO, iniciou os seus estudos musicais com o seu pai ingressando em 2002 na filarmónica Marcial Trofeu da vila da Povoação Açores.

Matriculou-se na Academia Musical da Povoação onde iniciou os estudos de trompete com Christopher Alexander.

Fez parte das orquestras ligeiras de Povoação e Vila Franca do Campo. É trompetista na Orquestra Regional Lira Açoriana desde Maio de 2006,. Frequentou diversos estágios com a Banda Militar dos Açores para aperfeiçoamento de instrumentos de sopro e percussão sob a orientação do tenente e chefe de banda Alexandre Lopes coelho.

Em maio de 2007 frequentou cursos de Direção orientado pelo maestro José Ignacío Petit e mais tarde com o professor e maestro Paulo Martins com a pareceria da Banda Militar dos Açores.

Em março de 2008 Ingressou nas fileiras do exército onde concluiu o curso geral comum de Praças tendo ingressado na Banda Militar dos Açores.

Foi maestro da filarmónica Marcial trofeu da Povoação em 2010 e possui o certificado de formador no sistema de Educação Extraescolar.

Ingressou no conservatório regional de Ponta Delgada na Classe do professor Duarte Alves.

Em 2011 Faz o seu primeiro programa Sinfónico ao concorrer á orquestra Sinfónica Juvenil Portuguesa dos Conservatórios do país sob a direcção artística do Maestro Eduardo Garcia-Barrios.

Participou também no programa sinfónico da Orquestra do Conservatório Regional de Ponta delgada, Sob a direção artística do maestro Rui Massena.

Em 2011 concorre á Escola Profissional de Música da Metropolitana de Lisboa e ao CN (Escola de Musica do Conservatório Nacional) tendo entrado em 1ºLugar em ambas e mais tarde dando como sua escolha a Escola Metropolitana de Lisboa e tem como professores Filipe Coelho, Carlos Silva, Reinaldo Guerreiro, Daniel Shevetzs, Lino Guerreiro, Nas áreas de Trompete, Música de Câmara, Analise e Composição de Obras, Instrumentista de Orquestra.

É actualmente trompetista na Banda Sinfónica de São Miguel

Frequentou master classes de trompete com os professores e solistas internacionais como Michael Sachs (Trompete solista na orquestra sinfónica de Cleevland), Fábio Brum(Trompete  solista  na orquestra sinfónica de São Paulo Brasil),  Giuliano Sommerhalder (Solista internacional de trompete), Sérgio Couto (Chefe de Naipe da Banda Militar da Madeira,  Laurent Filip ,  Gabor Tarkovic(Trompete  solista  na orquestra Filarmónica de Berlim),  , Jeroen Berwaerts(Trompete  solista  na orquestra sinfónica de Hamburgo), Nenad Markovic, Fruzsina Hara, Win Van Hesselt ( 2º trompete na orquestra RoyalConcertgebouw ) Steve Mason (Trompete solista na Orquestra Sinfónica Glubenkian) Jorge Almeida (trompete solista na orquestra sinfónica Portuguesa), António Quitalo(2º trompete na orquestra sinfónica Portuguesa) , Sérgio Pacheco(Trompete  solista  na orquestra sinfónica do Porto), Pedro Moreira (Pianista ) e Joao Mogo ( Primeiro trompete na orquestra do Algarve).

Hugo estuda actualmente na orquestra Metropolitana de lisboa onde recentemente concorreu á Academia Nacional superior de Orquestra onde aguarda atenciosamente os resultados de entrada numa das escolas mais prestigiadas da europa em licenciatura e mestrados.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot