fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

FURNAS ACOLHEM O 10º INTERNACIONAL EQUINE GENOME MAPPING WORKSHOPS

Encontro decorre de 10 a 13 de Julho

Os Açores vão acolher pela primeira vez um encontro internacional dedicado ao genoma dos cavalos, que reúne a partir de quarta-feira 120 investigadores na ilha de S. Miguel, revelou a organização do evento.

"Teremos pessoas da Austrália, Japão, Nova Zelândia, Irão, América do sul e do norte e da Europa. Faz um total de 120 pessoas", afirmou à Lusa Artur Machado, diretor do Centro de Biotecnologia dos Açores, organismo que faz parte da Universidade dos Açores.

A "10. International Equine Genome Mapping Workshops" decorre de 10 a 13 de julho, nas Furnas, ilha de S. Miguel, um evento realizado de dois em dois anos e parcialmente patrocinado pela Fundação Dorothy Russel Havemeyer desde 1995.

"O objetivo desses encontros é trocar impressões, avanços que foram feitos e principalmente estabelecer parcerias. Trabalhamos em rede e cada vez mais se fomenta esse trabalho em conjunto", referiu Artur Machado, acrescentando ser um "honra enorme" receber pela primeira vez este evento nos Açores.

Segundo disse o investigador açoriano, o facto de a fundação norte-americana ter escolhido os Açores para realizar o encontro significa um reconhecimento do trabalho científico desenvolvido nas ilhas e a qualidade paisagística do arquipélago.

Entre as várias comunicações a apresentar no encontro está a do Centro de Biotecnologia dos Açores, que dará a conhecer os primeiros resultados de um projeto que compara embriões de cavalos de pequena dimensão e cavalos de grande porte.

Artur Machado lembrou que na ilha Terceira existe uma "raça ameaçada" de cavalos, designada como póneis da Terceira, que são "reminiscência de cavalos que existiam na península ibérica na época dos descobrimentos".

"Trata-se de um animal de pequeno porte, altura máxima 1,30 metros, muito elegante e dócil. Existem atualmente pouco mais de 100 animais na Terceira, dos quais cerca de 50 estão a cargo do Departamento de Ciências Agrárias, da Universidade dos Açores", afirmou Artur Machado.


Fonte: RME // MP / Lusa














Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot