fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 23 de julho de 2013

LOMBA DO BOTÃO O SOSSEGO E PAZ DAS ARAUCÁRIAS

Se existem locais dignos de estarmos em contado pleno com a natureza, o sossego, a paz e uma vista deslumbrantes é, sem dúvida, um local que muitos povoacenses conhecem por Araucárias da Lomba do Botão.

Demos um passeio ao fim da tarde de ontem e fomos matar saudades daquele local magnifico que se situa no fim da Lomba do Botão. Lembro-me em especial do primeiro acampamento do Agrupamento de Escuteiros 766, feito precisamente neste local privilegiado do nosso concelho e da qual fazia parte. Foi ali que assisti à minha primeira missa campal nos escuteiros, presidida pelo Sr. Padre Octávio, onde também foram convidados todos os familiares dos elementos do recém-criado agrupamento. Deram vida àquele local lindo e deslumbrante, onde puderam desfrutar do ar puro e fresco que rodeia as Araucárias. Lá existe uma casa degradada, ao lado passa a ribeira onde outrora mergulhamos e demos azo a muitas brincadeiras. Ali a calma e o silêncio da noite são de um relaxe único! Enfim, memórias de um passado que é muito bom e agradável de recordar.

Hoje aquele espaço encontra-se vedado, o caminho para lá chegar de carro necessita de ser roçado e cuidado. Poderia ser um espaço aproveitado e de agradável paragem para quem nos visita, e, até mesmo, para nós residentes. Temos os recursos! Basta aproveitá-los e dignifica-los!

Aqui fica lançado o repto a quem de direito.

Pedro Damião Ponte

As fotos e o momento reporta-se ao dia 27 de Agosto de 2012.

Curiosidade sobre a Araucária:

A maior árvore Araucária da Europa e, provavelmente, a segunda maior do mundo, centenária e com mais de 50 metros de altura, foi descoberta durante trabalhos de limpeza na margem sul da Lagoa das Furnas.


A árvore, que aguarda classificação como Imóvel de Interesse Público, "chamou a atenção pelo seu porte" durante os trabalhos de limpeza de uma antiga mata, no âmbito das obras de requalificação das margens da Lagoa das Furnas.

Neste momento a árvore encontrada nas margens da Lagoa das furnas já deve ter recebido classificação como Imóvel de Interesse Público.

O exemplar, da espécie 'Araucária heterophylla', tem "entre 150 a 200 anos", medindo 50,10 metros de altura e 1,90 metros de diâmetro.

A 'Araucária heterophylla' é uma árvore que pode ser encontrada em várias regiões do mundo, desde as zonas mais frias até às mais quentes, podendo ser vista em cidades como o Rio de Janeiro ou em ilhas do Pacífico como a Nova Caledónia.


A designação desta espécie (heterophylla significa 'diferentes folhas') resulta da variação das folhas entre as plantas jovens e as adultas.

As folhas desta árvore são agulhas com cerca de um centímetro de comprimento nas plantas jovens, que crescem até aos 10 centímetros quando atingem a idade adulta, altura em que abrem e libertam pinhões que são comestíveis.

As araucárias, um género de árvores coníferas de que existem 19 espécies, caracterizam-se por terem troncos verticais e ramos simétricos, mesmo em zonas onde os ventos podem atingir velocidades mais elevadas.


Fonte: Jornal Açoriano Oriental 2011




























Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot