fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 23 de julho de 2013

A BANDA FILARMÓNICA DA RIBEIRA QUENTE

É com enorme orgulho que hoje vimos falar da Filarmónica de São Paulo, freguesia de Ribeira Quente. Esta freguesia conhecida essencialmente pela sua actividade piscatória, não se fica por aqui e, ao nível cultural muito se tem feito para ocupar os tempos livres dos seus habitantes.

No ano de 2008 em parceria com a Banda Filarmónica Marcial Troféu da Freguesia de Povoação, um grupo de ribeiraquentenses puseram as mãos à obra e levaram em diante o projecto ambicioso de formar uma Banda Filarmónica na Freguesia. Anunciada a pretensão pelas gentes da Freguesia a afluência foi grande e surpreendente, comparecendo na primeira escola de música mais de 50 formandos. Com surpreendente avalanche de interessados, os seus responsáveis apoiados pela Filarmónica Marcial Troféu, receberam incentivos no sentido de avançar de imediato com a formação da Filarmónica na Freguesia de Ribeira Quente. 


Em cinco de Maio de 2009 foi Constituída a Comissão Instaladora da Futura Banda Filarmónica de São Paulo da Ribeira Quente, no Edifício da Junta de Freguesia. Em 27 de Julho de 2009 são entregues os primeiros instrumentos musicais.

Em Outubro de 2009 Abre a segunda escola de música na Freguesia, e a 22 de Dezembro do mesmo ano dá-se a primeira aparição ao público, num memorável concerto de Natal, no Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente.

A 16 de Junho do ano de 2010 dá-se a segunda aparição no festival de verão promovido pela junta local.

Já a 24 de Setembro do mesmo ano acontece a sua terceira aparição pública, nas abertura em honra do seu padroeiro e que dá nome à sua filarmónica, São Paulo, dando-se aí a bênção do seu estandarte.

No dia 26 de Setembro a Banda Filarmónica São Paulo, pela primeira vez percorre as rua da freguesia com a sua participação na procissão em honra de São Paulo.

No mesmo ano de 2010, em Outubro dá-se a abertura da terceira escola de música, e em Dezembro a quarta aparição pública na inauguração da iluminação de Natal, com concerto na Igreja de São Paulo, voltando a repeti-lo no dia 18 de Dezembro desta feita no Centro Social e paroquial, sempre com muita audiência e entusiasmo à volta da Banda e seus executantes.

A 24 de Janeiro de 2011 o grande momento acontece com a tomada de posse dos corpos gerentes da filarmónica de São Paulo, a saber: Presidente: António Raposo; Vice-Presidente: César Carvalho; Secretário: Ana Maria Cidade; Tesoureiro: Sandra Peixoto; 1º Vogal: Jeremias Cardoso; 2º Vogal: Angelina Costa; 3º Vogal: Daniel Melo; 4º Vogal: Rui Rosonina; Directora Musical: Andreia Raposo; Assembleia Geral – Presidente: Lúcia Costa; Vice-Presidente: Lino Rêgo; Secretário: Goretti Cardoso; Conselho Fiscal – Presidente: Gualberto Rita; Vice-Presidente: Pe. Silvino Amaral; Secretário: Rafael Carvalho.

O grande suporte de apoio à Filarmónica de São Paulo foi a Banda Filarmónica Marcial Troféu cujo seu presidente Norberto Carvalho Cruz, o maestro Laurindo Araújo, o dirigente e músico Dâmaso Vasconcelos, foram impecáveis na colaboração e incentivo prestado ao entusiasta grupo de ribeiraquentenses, que viram neste projecto uma oportunidade única de dotar a sua freguesia com esta importante colectividade.

Um Olhar Povoacense deseja aos dirigentes, músicos e povo colaborante desta excelente iniciativa, muitos parabéns, e, que, muitos serviços se sigam quer dentro e fora da freguesia. Apoiem esta colectividade, pois merece todo o nosso empenho. Música é cultura e os jovens desta bela freguesia do nosso concelho sairão mais enriquecidos na sua caminhada da vida. Um bem haja a todos!

      

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot