fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

HISTÓRIA DA POVOAÇÃO EM EVIDÊNCIA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Até ao dia 31 de julho, a Câmara da Povoação, através da sua Biblioteca Municipal, tem exposta em livros “A História da Povoação”.

Disponíveis para visualização e consulta, no hall de entrada da Biblioteca, estão uma vasta quantidade de obras literárias com histórias de todas as freguesias do Concelho da Povoação.

As publicações abrangem a década de 50 e vão até à atualidade. No conjunto exposto podemos encontrar, dos livros mais antigos, “Os Botelhos de Nossa Senhora da Vida”, da 3ª edição do 3º Visconde do Botelho de 1957; “O Padre Ernesto Jacinto Raposo”, obra de Francisco Botelho de 1958; “Marcelino José Pacheco”, obra da Câmara Municipal da Povoação de 1959; a “História da Povoação: prespectiva geral”, de Luís Mendonça de 1999, entre outros.

Também podemos encontrar obras relacionadas com a tragédia da Ribeira Quente, intituladas  “Madrugada de Terror” de Albino Silva de 1998 e “Madrugada Tenebrosa” de António Rego Carvalho de 2005.

Também no conjunto das obras mais recentes estão as publicações de “Os lugares da Povoação”, de Luís Emanuel Melo Leite de 2004; o “Clero do Concelho da Povoação”, de Octávio H. Ribeiro de Medeiros de 2006; “Emigração e Regresso no Concelho da Povoação”, de Octávio H. Ribeiro de Medeiros e Artur Boavida Madeira de 2003; “A Costa da Povoação”, de João Cordeiro, entre muitos outros.

A exposição que pode ser visitada diariamente, entre as 9 e as 17 horas, visa satisfazer as necessidades de investigação de estudantes ou outros interessados mas também lembrar a própria História da Povoação, bem como recordar os nossos antepassados. Nela encontra-se obras fruto de esforço e contributo de muitos escritores que coalesceram em torno da história da Povoação. Esta exposição possui, por isso, duas vertentes: uma que assenta na memória e outra na preservação.

É ainda de salientar que todos os meses são apresentadas exposições na Biblioteca, sendo que o mês de julho foi dedicado à História do nosso Concelho.
Fonte/Foto: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot