fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 7 de novembro de 2020

COMUNICADO DA AUTORIDADE DE SAÚDE REGIONAL - DIAGNOSTICADOS 16 CASOS POSITIVOS DE COVID-19

A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das 1.485 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados 16 casos positivos de COVID-19, sendo 13 na ilha de São Miguel, dois na ilha de São Jorge e um na ilha do Faial.


Assim, no âmbito do rastreio à chegada à Região, foram detetados cinco casos positivos, todos provenientes de ligação aérea com território continental português, dos quais três na ilha de São Miguel, um na ilha de São Jorge e um na ilha do Faial.


Na ilha de São Miguel, dois casos foram diagnosticados através de teste de despiste à SARS-CoV-2 realizado à chegada, correspondendo a um indivíduo do sexo feminino, de 24 anos, residente na Região, e um indivíduo do sexo masculino, de 41 anos, não residente.

Foi ainda diagnosticado um indivíduo do sexo masculino, de 43 anos de idade, residente na Região, que realizou teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada com resultado negativo e obteve resultado positivo no teste efetuado após o sexto dia.


Na ilha de São Jorge, foi diagnosticado um indivíduo do sexo masculino, de 25 anos de idade, não residente na Região, proveniente de ligação aérea com território continental, que realizou teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada com resultado negativo e obteve resultado positivo no teste efetuado após o sexto dia.


Na ilha do Faial, foi detetado um caso positivo, através de teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada ao arquipélago, referente a um indivíduo do sexo masculino, de 45 anos, não residente na Região e proveniente de ligação aérea com território continental.


No âmbito das cadeias de transmissão em investigação epidemiológica na ilha de São Miguel, foram identificados 11 casos, dos quais 10 na ilha de São Miguel e um na ilha de São Jorge.


Assim, foram detetados dois indivíduos do sexo feminino, de 8 e 27 anos, e quatro indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre 18 e 62 anos, tendo a Autoridade de Saúde Concelhia determinado o encerramento temporário de um estabelecimento de ensino no concelho da Ribeira Grande.


No contexto da investigação epidemiológica relacionada com um estabelecimento de diversão em Ponta Delgada, foram diagnosticados três casos positivos na ilha de São Miguel, que se reportam a indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre 36 e 66 anos, e um caso positivo na ilha de São Jorge, correspondendo a um indivíduo do sexo feminino, de 24 anos.


Foi ainda diagnosticado, na ilha de São Miguel, um indivíduo do sexo masculino, de 61 anos de idade, contacto próximo de outro caso anteriormente reportado.


Acresce referir que, cumprindo os critérios de recuperação em território continental, saíram da Região dois indivíduos do sexo masculino, de 26 e 34 anos, um da ilha Terceira e outro da ilha de São Miguel.


Assim, até ao momento, foram detetados na Região 457 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 241 casos recuperados e 135 casos positivos ativos, dos quais 107 na ilha de São Miguel, 14 na ilha Terceira, um na ilha Graciosa, dois na ilha de São Jorge, seis na ilha do Pico, três na ilha do Faial, um na ilha de Santa Maria e um na ilha das Flores.


As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.


A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.


Para mais informação, deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.


O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.


Está disponível, também, o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.


GaCS/SRS

_________________________________________________


A Autoridade de Saúde Regional, na sequência de ter sido diagnosticado um caso positivo de COVID-19 associado ao Bar 2000/’Bota que Tem’, situado em Santo Amaro, concelho das Velas, na ilha de São Jorge, está a proceder à identificação e testagem de todos os contactos próximos para despiste do SARS-CoV-2.


Nesse sentido, a Autoridade de Saúde Regional solicita a quem tenha frequentado este estabelecimento nos dias 3, 4 e 5 de novembro e a quem tenha contactado com frequentadores deste estabelecimento, que contacte a Linha de Saúde Açores, através do número 808 24 60 24, com vista à realização de teste de despiste ao novo coronavírus.


Além disso, a Autoridade de Saúde Regional solicita a quem frequentou aquele estabelecimento que adote todas as medidas de prevenção, nomeadamente o isolamento profilático.


Na Linha de Saúde Açores, que é gratuita e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, encontra uma equipa de profissionais de saúde que lhe prestará toda a informação.


Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.


O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.


Está disponível também o endereço de correio eletrónico esclarecimentocovid19@azores.gov.pt para esclarecimentos sobre as medidas adotadas na Região para fazer face à pandemia do novo coronavírus.


GaCS/SRS


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot