fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 15 de novembro de 2020

COMUNICADO DA DIREÇÃO DA ESCOLA PROFISSIONAL DA POVOAÇÃO

RESULTADO NEGATIVO A TODOS OS FORMANDOS QUE TIVERAM AULA COM FORMADORA QUE TESTOU POSITIVO AO COVID-19 

Perante a situação que se verificou durante a ultima semana, o alarmismo criado e atendendo a algumas atitudes discriminatórias para com os nossos formandos e as suas famílias, a Direção Geral entende ser necessário o seguinte esclarecimento.


Em primeiro lugar informar que os resultados dos nossos alunos produziram resultado negativo, logo nenhum dos alunos considerado contacto de baixo risco da formadora que testou positivo está infectado. Nao esperávamos outro resultado, atendendo à postura que os elementos da nossa comunidade escolar têm demonstrado no cumprimento do nosso plano. 

Em segundo lugar, queremos, enquanto Direção da Escola, agradecer, parabenizar e enaltecer a forma como a nossa comunidade escolar recebeu e agiu perante a situação com que nos deparámos. A atitude responsável dos formandos e o empenho dos formadores e dos restantes funcionários da Escola permitiram que, mais uma vez, a nossa escola deslocasse as aulas da sala de aula para o ensino à distância sem cancelamento de aulas e sem alunos excluídos do processo de ensino aprendizagem. Tal só é possível pelo facto de todos os nossos formandos terem equipamentos eletrónicos cedidos pela escola e pela insistência na utilização das plataformas de E@D mesmo durante as aulas presenciais, o que facilitou esse deslocamento.


Em terceiro lugar, e dando voz às queixas que os nossos formandos nos fizeram chegar, queremos manifestar a nossa indignação perante as atitudes que alguns elementos do tecido económico, empresarial e social tiveram para com os nossos alunos e as suas famílias. Sabemos que um possível contágio é preocupante e que causa algum medo, e por isso é que agimos de imediato, seguindo todas as normas em vigor e orientações superiores. No entanto, não podemos compreender como foi possível atacar aqueles que, em primeiro lugar deviam ser protegidos.


Por fim, e para que não surjam dúvidas, esclarecer o que foi feito e porquê:


- Na última quarta-feira, depois de os alunos saírem da Escola, fomos informados por uma formadora que havia testado positivo. De acordo com esta informação, activámos de imediato o nosso plano de contingência, encetando os contactos necessários com as autoridades de saúde.


- A formadora em causa, profissional de saúde, deu aula a uma turma na segunda-feira de manhã, não tendo tido contacto com outros elementos da comunidade escolar uma vez que, cumprindo as regras em vigor, manteve o distanciamento e limitou a sua deslocação na Escola ao essencial. Para isto, também contribuiu o fato de na nossa escola, cada turma ter a sua sala de aula exclusiva, o que limita sobremaneira a possibilidade de contágio. 


- Neste dia, por determinação da delegada de saúde local os formandos de uma das nossas turmas foram informados que tinham de ficar em isolamento, nas respectivas casas, enquanto aguardavam a convocatória para a realização do teste.


- Por precaução, e depois de obtido o parecer da Saúde Escolar, também as restantes turmas ficaram preventivamente em casa enquanto se aguardava a realização e os resultados dos testes.


- Durante a noite, recebemos o contacto do delegado de saúde de Ponta Delgada dando conhecimento do caso e referindo que, atendendo às medidas em vigor na Escola, às informações recolhidas junto da formadora e considerando que esta é uma profissional de saúde, os alunos da turma onde leccionou foram considerados contactos de baixo risco, mas que seriam testados no dia seguinte, podendo regressar às aulas após o resultado negativo do teste. Os restantes alunos e elementos da comunidade escolar podiam regressar de imediato, mas concordou com as medidas preventivas decididas pela Escola.


- Na quinta-feira iniciámos as aulas à distância em todas as turmas e procedemos à distribuição dos equipamentos e materiais deixados pelos alunos na Escola.


- Na sexta feira o governo determinou o encerramento de todas as escolas com casos positivos, tendo incluído a nossa Escola. No entanto, atendendo a esta postura surpreendente tomada ao final da tarde de uma 6ª feira, sem articulação com as escolas nem qualquer tipo de comunicação oficial, iremos esclarecer e definir os procedimentos a seguir, durante o dia de amanhã. Se mesmo assim (todos os resultados negativos), a autoridade de saúde for da opinião que deveremos manter a escola encerrada por precaução, assim o faremos. 


A proteção de todos, começa com as atitudes de cada um, só assim será possível minimizar as probabilidades de contrair o vírus. Foi com este sentido de responsabilidade e de pertença à comunidade que a Direção Geral decidiu suspender as actividades presenciais de todas as turmas, protegendo não só os nossos alunos, mas também todos aqueles que com eles partilham os autocarros, os cafés , os restaurantes, os espaços de convívio e desportivos.


Se uns eram contactos de baixo risco, e se os outros podiam ter ficado na Escola, todos aceitaram esta decisão para o bem das comunidades escolares e locais. Todos sem reservas confiaram na decisão e no bom senso da Escola. Infelizmente, nem todos souberam agradecer.


Apenas uma última palavra de solidariedade para a nossa formadora, confiantes que a estabilidade da sua condição médica assim se manterá e que a recuperação estará para breve, estando de volta às nossas salas de aula e ao combate a este vírus, na linha da frente!


Respeitem as orientações das autoridades de saúde, mantenham o distanciamento social, usem máscara, desinfectem e lavem frequentemente as mãos, façam isso por vós e pelos outros!


A Direção Geral da EPMJMAF


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot