fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

O ÚLTIMO MUGIDO, DE GERMANO ALMEIDA CHEGA AMANHÃ ÀS LIVRARIAS

Sobre o livro

O Último Mugido era o título do livro que o grande escritor de Cabo Verde, Miguel Lopes Macieira lançava no Mindelo naquele fatídico dia. Os leitores estarão lembrados de que, quando a sessão ia começar, e perante numerosa assistência, o autor foi assassinado a tiro pelo seu melhor amigo.

E é em sua homenagem que recuperamos esse título para encabeçar este novo volume, que prossegue essa extraordinária história criada por Germano Almeida. Um retrato ao mesmo tempo realista e divertido da sociedade do Mindelo, esse microcosmos onde cada um de nós pode também encontrar o seu lugar.

«Mariza ficou parada a apreciar as estrondosas palmas com que as suas palavras foram coroadas. A seguir estendeu o braço para o presidente da Câmara, que a ajudou a descer no estrado. Um dos jovens entregou-lhe uma tocha acesa e ela encaminhou-se devagar para junto do caixão.»

Sobre o autor

Germano Almeida nasceu na ilha da Boa Vista em 1945. Licenciou-se em Direito na Universidade Clássica de Lisboa. Vive em São Vicente onde, desde 1979, exerce a profissão de advogado. Publica as primeiras estórias na revista Ponto & Vírgula, assinadas com o pseudónimo de Romualdo Cruz. Estas estórias foram publicadas em 1994 com o título A Ilha Fantástica, que, juntamente com A Família Trago, 1998, recriam os anos de infância e o ambiente social e familiar na ilha da Boa Vista. Mas o primeiro romance publicado por Germano Almeida foi O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo, em 1989, que marca a rutura com os tradicionais temas cabo-verdianos.

O Meu Poeta, 1990, Estórias de Dentro de Casa, 1996, A Morte do Meu Poeta, 1998, As Memórias de Um Espírito, 2001 e O Mar na Lajinha, 2004, formam o que se pode considerar o ciclo mindelense da obra do autor.

O Dia das Calças Roladas, 1992 e Os Dois Irmãos, 1995, têm por base histórias realmente acontecidas, no ambiente rural de Santo Antão e São Tiago. Estórias Contadas, 1998, e Dona Pura e os Camaradas de Abril, 1999, o mais pícaro dos seus romances, Viagem Pela História das Ilhas, 2003, Eva, 2006, A Morte do Ouvidor, 2010, Do Monte Cara Vê-se o Mundo, 2014, Regresso ao Paraíso, 2015, O Fiel Defunto, 2018 e O Último Mugido, 2020, completam a obra publicada por Germano Almeida até ao momento.

Tem obras publicadas no Brasil, França, Espanha, Itália, Alemanha, Suécia, Holanda, Noruega e Dinamarca, Cuba, Estados Unidos, Bulgária, Suíça.

Ana Cordeiro

Título: O Último Mugido – Nº págs: 342 – ISBN: 978-972-21-3026-4 – PVP C/ IVA: 18,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot