fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 22 de fevereiro de 2020

ABERTAS CANDIDATURAS PARA PROGRAMA QUE PERMITE A ESTUDANTES AÇORIANOS ESTAGIAR NA UNIVERSIDADE DE MASSACHUSETTS, NOS EUA

As candidaturas ao programa de intercâmbio Internacional Student ExchangeUMass@Lowell decorrem até 10 de março, no âmbito do plano de ação conjunto entre Governo dos Açores, a Universidade de Massachusetts Lowell (UMass Lowell) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Este programa prevê a participação de jovens açorianos estudantes do ensino superior português ou de estudantes de qualquer nacionalidade matriculados na Universidade dos Açores em projetos de investigação na UMass Lowell.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia salientou que esta iniciativa se destina a estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento naturais dos Açores, ou que estejam a frequentar a Universidade dos Açores, afirmando que é “uma excelente oportunidade, na medida em que possibilita aos estudantes açorianos trabalhar com investigadores que são referências mundiais nas suas áreas”.

Bruno Pacheco acrescentou que os estudantes “vão poder desenvolver os seus trabalhos nos departamentos e laboratórios de Ciência de Computação, Ciências do Ambiente, da Terra e da Atmosfera, ou de Química, da Kennedy College of Sciences de UMass@Lowell, por um período de oito a 10 semanas, entre os meses de maio e setembro de 2020”.

Este programa de mobilidade de curta duração, financiado, na sua totalidade, pela Saab Family Foundation, decorre dos memorandos de entendimento assinados com a UMass Lowell, em junho de 2019, na ilha Terceira, tendo sido formalizado em novembro, aquando de uma visita de trabalho do Diretor Regional da Ciência e Tecnologia a esta universidade americana.

Segundo Bruno Pacheco, durante a visita “foram criadas as condições necessárias para promover a ida de jovens estudantes açorianos para os EUA, mas também para desenvolver projetos de base científica e tecnológica partilhados, tendo como epicentro a Universidade dos Açores”.

O Diretor Regional referiu ainda outras iniciativas, no âmbito dos memorandos assinados, nomeadamente a criação de três cátedras, que serão sediadas na Universidade dos Açores e que serão financiadas pelo Governo Regional, pela FLAD e pela FCT, e de um 'Innovation Hub', que será dinamizado pelo TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira.

O Diretor Regional lembrou que, na implementação do ‘International Student Exchange Program UMass@Lowell’, o TERINOV assume “especial importância”, na medida em que é “o ponto de contacto nacional” para este programa, que proporciona a mobilidade de investigadores e estudantes da Região para ambos os lados do Atlântico e um maior envolvimento com a Universidade dos Açores”.

Bruno Pacheco frisou que, através da parceria com a UMass@Lowell, o Governo dos Açores “dá mais um importante passo” na implementação do Plano de Internacionalização da Ciência, que pretende, precisamente, fomentar a internacionalização das entidades do sistema científico e tecnológico regional e das empresas açorianas.

As candidaturas ao ‘Internacional Student Exchange Program Umass@Lowell’ devem ser formalizadas através de um formulário disponível em https://umasslowell.co1.qualtrics.com/jfe/form/SV_8GuKgQJahJAYHtP.

Os estudantes devem depois remeter um email para o email studentships@terinovazores.pt, que é o ponto de contacto português do programa, a dar conta da submissão da candidatura.

Os candidatos serão selecionados pelo comité eleito, representado por todas as universidades envolvidas.

GaCS/DRCT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot