O Diretor Regional das Comunidades destacou, nos Estados Unidos da América, o trabalho desenvolvido pela CPAC - California Portuguese American Coalition "na defesa dos interesses da comunidade açoriana junto das entidades políticas da Califórnia”.
“Apraz-nos registar que existe uma expressa vontade em intensificar o relacionamento entre a Região Autónoma dos Açores e a Califórnia em diversas áreas”, referiu Paulo Teves, que falava sexta-feira, em Sacramento, num encontro que manteve sexta-feira com a deputada estadual de origem açoriana daquele Estado norte-americano, Cecília Aguiar-Curry, e membros da direção da CPAC.
“A proposta de criação do Friends of the Azores, promovida pela CPAC, constitui uma oportunidade de explorar novas áreas de cooperação e um reconhecimento da importância da nossa comunidade, que aqui reside há mais de 150 anos”, salientou o Diretor Regional, acrescentando que “o orgulho nas raízes açorianas por sucessivas gerações tem permitido não apenas a preservação de diversas manifestações culturais, mas também contribuído para um maior conhecimento dos Açores nos EUA”.
A California Portuguese American Coalition, associação sem fins lucrativos fundada em 2016 por um grupo de líderes comunitários luso-americanos, tem como objetivo promover a presença de um maior número de luso-descendentes no processo eleitoral e aumentar a visibilidade das autoridades eleitas luso-americanas e líderes cívicos na Califórnia, sendo atualmente dirigido pelo açoriano Diniz Borges, Cônsul Honorário de Portugal em Tulare.
No âmbito desta deslocação aos EUA, ainda na sexta-feira, Paulo Teves visitou as novas instalações da PFSA - Portuguese Fraternal Society of America, na cidade de Modesto, onde se inteirou das várias atividades culturais, educacionais e sociais que promovem junto da comunidade portuguesa na Califórnia, para além dos serviços de seguros que oferecem aos seus mais de 40 mil membros.
No final do dia, na cidade de Turlock, o Diretor Regional das Comunidades interveio na noite da apresentação de diversos bailinhos de Carnaval, que nesta altura do ano enchem os diversos salões da comunidade açoriana, onde apresentou o projeto Açorianos no Mundo.
No salão da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, mais de 700 pessoas assistiram à atuação de diversos grupos oriundos de outras cidades, com uma participação significativa de jovens, tendo Paulo Teves destacado a “união do Povo Açoriano na manutenção de uma das maiores manifestações culturais dos Açores e que deve ser dinamizada de geração em geração”.
Segundo o American Community Survey 2017 (United States Census Bureau), a população de origem portuguesa na Califórnia é de cerca de 345 mil pessoas, estimando que cerca de 70% seja de origem açoriana.
GaCS/DRCom
Sem comentários:
Enviar um comentário