fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

PROGRAMA REGIONAL DE VACINAÇÃO APRESENTA EXCELENTE EXECUÇÃO EM 2019 E SERÁ ALARGADO EM 2020

A Secretária Regional da Saúde considerou hoje "excelente" a execução do Programa Regional de Vacinação em 2019, destacando a adesão à vacinação contra o tétano, que atingiu taxas superiores a 90% nos grupos populacionais com mais de 25 e 45 anos de idade.

“O sucesso do Programa Regional de Vacinação tem sido, em 2019, como nos anos anteriores, da inteira responsabilidade dos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, e, sobretudo, dos pais e educadores”, salientou Teresa Machado Luciano, que falava, na Horta, na apresentação da avaliação de 2019 e do novo programa para 2020, que será implementado a partir de 1 de outubro.

O novo esquema vacinal, anexo à Portaria n.º 20/2020, hoje publicada em Jornal Oficial, contempla o alargamento da vacinação contra a doença invasiva meningocócica do grupo B (vacina MenB) a todas as crianças, aos 2, 4 e 12 meses, bem como o alargamento da vacinação contra infeções por vírus do papiloma humano (HPV) ao sexo masculino, aos 10 anos.

O Programa Regional de Vacinação passa a incluir igualmente a vacina contra Rotavírus para grupos de risco, de acordo com norma a definir pela Direção-Geral da Saúde.

A titular da pasta da Saúde lembrou que as decisões em matéria de vacinação se baseiam em “critérios epidemiológicos, nas caraterísticas das vacinas disponíveis, em estudos e evidência científica e em avaliações económicas, nomeadamente de custo-efetividade”.

Nesse sentido, frisou que as vacinas apresentam um “elevado grau de segurança, eficácia e qualidade”, apelando aos pais para que confiem nas recomendações dos profissionais e em informação proveniente de fontes fidedignas, como a Direção Regional da Saúde, a Direção-Geral da Saúde e a Organização Mundial da Saúde.

O Programa Regional de Vacinação superou todas as metas, segundo foi hoje revelado, tendo ultrapassado o objetivo de 95% no esquema recomendado até aos 14 anos.

A vacinação contra o sarampo e o HPV apresentou taxas de adesão superiores a 90%, em 2019, tal como a vacinação atempada, com 99% das crianças a serem vacinadas, aos três meses, contra a tosse convulsa/pertussis e Streptococcus pneumoniae de 13 serotipos, e 94% das crianças com 13 meses a serem vacinadas contra o sarampo e Neisseria meningitidis C.

GaCS/SRS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot