fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 8 de fevereiro de 2020

FALECEU ZURAIDA SOARES 26/07/1952 - 08/02/2020

A 8 de fevereiro de 2020, Zuraida Soares deixou de estar entre nós, vítima de doença.

Da mesma forma que enfrentou a vida - com coragem e abnegação - enfrentou mais esta prova, colocada pela mãe natureza, com serenidade e clarividência notáveis.

Zuraida Maria de Almeida Soares, nasceu em Lisboa, a 26 de Julho de 1952, no seio de uma família da classe média. O pai foi um destacado militante comunista e combatente antifascista.

Na adolescência, ruma a norte fixando-se na cidade de Espinho. Nesta cidade termina os estudos secundários e continua os seus estudos universitários no Porto, na Universidade Católica, onde se licencia em Filosofia e posteriormente forma-se em Ciências da Educação e conclui duas pró-graduações em Filosofia Contemporânea e Medieval.

Foi professora do ensino secundário durante 23 anos. Em 1995 vem para os Açores para lecionar na Universidade dos Açores. Anos mais tarde assume a direcção do Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante da Cresaçor.

É mãe de quatro filhos, duas meninas e dois meninos: a paridade perfeita.

Todos a conhecemos como uma mulher de causas, sempre empenhada. Nada na vida lhe era indiferente. Era feminista consequente, defensora das minorias e dos direitos individuais, lutadora intransigente contra as injustiças e a exploração do ser humano por outro ser humano, como ela gostava de sublinhar.

A sua atividade cívica e política começa cedo. Na universidade empenha-se na luta antifascista, o que lhe cria dissabores com a PIDE. Já em Braga, onde viveu parte importante da sua vida, é fundadora da Associação Arco-Iris - que viria a presidir -, cuja finalidade central era o combate aos desmandos urbanísticos provocados pelo urbanismo selvagem. Neste processo aproxima-se da política partidária e adere à Política XXI (um dos partidos fundadores do Bloco de Esquerda).

Nos Açores, a sua atividade política e cívica manteve-se de forma contundente. Em 1998, desafiando o conservadorismo reinante, é um dos rostos centrais, nos Açores,  da luta pela despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, no referendo desse ano. Este facto, em simultâneo com outras tomadas de posição públicas, levam a que instituição universitária coloque em causa a sua continuidade como professora na nossa academia.

Esta circunstância, a par da destruição de um carro, sua pertença, ou o facto de ter sido brutalmente agredida, numa noite à porta de sua casa – o que a levou para a urgência hospitalar – não a remeteu ao silêncio, nem a impediu de continuar a sua luta.

Adere ao movimento que faz nascer o Bloco de Esquerda, do qual é fundadora, em 1999. No Bloco de Esquerda é coordenadora regional entre 2004 e 2014 e entre 2016 e 2018.

Foi membro da Mesa Nacional por diversos mandatos e da Comissão Política Nacional entre 2014 e 2016.

Foi eleita para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores pela primeira vez em 2008, onde se manteve até 2018, tendo sido reeleita duas vezes.

No Parlamento, todos e todas conhecemos a sua paixão pelo debate, a acutilância com que defendia as suas causas, a inteligência e o humor que colocava no debate parlamentar.

Esteve sempre na defesa empenhada da terra que tornou sua, os Açores. Pugnou contra o conservadorismo, pela transparência da coisa pública, pelo desenvolvimento assente no conhecimento e sempre, mas sempre, pela cultura, como pilar de uma melhor sociedade.

Esta é uma súmula da tua vida pública, dedicada à liberdade, à democracia, ao combate a todas as formas de discriminação e injustiça. Uma vida, como dizias, "vivida e gozada".

Mas não posso deixar de prestar homenagem ao teu humanismo. Fosse camarada ou não, todos à tua volta, em períodos de dor e sofrimento, sabiam poder contar com a tua presença, a tua palavra o teu apoio, o teu incentivo.

Vamos sentir saudades da tua gargalhada, da tua alegria de viver, da tua força – onde o impossível não existia – e mesmo da tua obstinação para que tudo estivesse pronto ontem.

Vamos seguir o teu exemplo. Nos dias em que as coisas correrem menos bem dizias: ”Bora, vamos beber um copo, amanhã é outro dia".

António Lima - Pel'A Comissão Coordenadora Regional do BE/Açores

________________________________________________

VASCO CORDEIRO MANIFESTA PESAR PELO FALECIMENTO DE ZURAIDA SOARES

O Presidente do Governo dos Açores manifestou hoje o seu profundo pesar pelo falecimento de Zuraida Soares, antiga Deputada Regional e antiga Coordenadora Regional do Bloco de Esquerda nos Açores.

“Zuraida Soares era uma Mulher destemida, uma Política combativa e uma Parlamentar aguerrida. Mas, para além de todas essas vertentes, não tenho qualquer dúvida em afirmar que Zuraida Soares foi uma Açoriana de corpo inteiro, que amou esta terra, que tinha uma ideia muito clara do que queria para a nossa Região e que assumia, sem peias, a defesa desse ideal. E isso, sobreleva em muito a circunstância de um local de nascimento”, sublinhou Vasco Cordeiro.

“Discordámos muito e, em alguns casos, muito vivamente, do percurso e do caminho. Se isso, porventura, nos separava, estou convicto que o objetivo de uns Açores cada vez melhores nos aproximava”, afirmou o Presidente do Governo.

“Nesta hora de luto, em meu nome e no nome do Governo dos Açores apresento à sua família, aos seus amigos e ao Bloco de Esquerda as mais sentidas condolências”, concluiu Vasco Cordeiro.


GaCS/PC

Um Olhar Povoacense endereça sentidas condolências à família enlutada, aos seus amigos e ao Bloco de Esquerda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot