fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2019

RUA DA ESCOLA NO PASSADO “CORPUS CHRISTI”

Festa do Corpo de Deus!


Não foram 40 dias mas sim 40 anos. Amor por esta Rua, Pé-Salto, Bairro da Caridade e Ponte Nova, juntavam-se para em conjunto ornamentar a Rua Antero de Quental.

O povo daquele tempo emprestava todo o seu esforço pessoal e financeiro em prol de toda a ornamentação para Jesus Sacramentado. 



O guião quando entrava nos Arcos Triunfais, depois o Pálido com Jesus vivo em Corpo e Alma, os nossos corações ardiam de um calor inexplicável, sentido por cada cristão de maneira diferente. 

A procissão entra nos Arcos Triunfais da Rua Antero de Quental e, neste preciso momento, uma grande emoção era tomada pelas lágrimas que teimavam em aparecer nos cantos dos meus olhos. 


A salva de foguetes fazia estremecer os nossos corações e até a procissão dar a volta (procissão não continuava em frente pela avenida, dava a volta no final da Rua Antero de Quental, num momento bonito, passando uns pelos outros todos os que incorporavam a procissão) e até sair continuavam os foguetes. 

Hoje continua a ser tudo muito lindo, mas de uma maneira diferente. 

A Câmara Municipal faz quase tudo! 

O povo hoje em menor número contribui cada vez menos, sendo os mais velhos a dar o exemplo na ornamentação dos tapetes que cobrem as ruas.

Onde estão os jovens?

 
Vi dois ou três homens e uma senhora moradores desta rua e mais ninguém. Os restantes eram trabalhadores da Câmara Municipal. Fico por aqui, tinha muito mais a dizer, mas atenção, estou a falar só desta rua.

Agora um aparte de tudo isto, faz precisamente esta semana 33 anos que imigrei para o Canadá e, tenho vindo geralmente há nossa terra com alguma frequência, mas não do Corpo de Deus. 
Só para dizer que estou maravilhado com esta festa, com todo o trabalho que a Câmara Municipal da Povoação efetua, quadros lindíssimos de flores, coisa espetacular, muito bem desenhados e trabalhados por um habilidoso povoacense, Alberto Ferreira e sua equipa. Parabéns a todos eles!

Por: António Medeiros “Belém”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot