fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2019

CONFRARIA DA CARNE GUISADA DA MAIA


Nasceu no Domingo de 23 de Junho de 2019 a Confraria da Carne Guisada da Maia da Ilha de São Miguel, sendo pois a mais recente Confraria da Região Autónoma dos Açores. A cerimónia de entronização teve lugar na Igreja do Espírito Santo da Maia, tendo como padrinhos os Gastrónomos dos Açores - Confraria, a que se juntaram a Confraria do Leite dos Açores, a Confraria do Chá do Porto Formoso, a Confraria do Ananás, a Confraria das Sopas, e a Academia Gastronómica e Cultural da Caça e que é de âmbito nacional. Este primeiro capítulo contou com a participação de muitos maiatos, tendo sido sublinhado a importância desta nova Confraria para a preservação e defesa da Carne Guisada da Maia, que mercê da utilização de produtos genuínos, forma de confeção e de um molho especial lhe confere uma diferenciação que a distingue. No traje e no estandarte é visível a influência das cores e símbolos do Espírito Santo, da carne e do Brasão da Freguesia.

A Maia é uma das Freguesias rurais da Ilha de São Miguel com mais equipamentos e serviços públicos e privados de qualidade instalados, foi também o berço de Daniel de Sá, e é uma das mais antigas Freguesias da Ilha. A seguir à festa da Entronização foram servidas aos membros das diferentes Confrarias e convidados as sopas do Espírito Santo e a famosa Carne Guisada da Maia, que habitualmente è servida no dia de Pentecostes a milhares de pessoas que visitam a Maia nesta ocasião.

Durante uma visita à sede da Junta de Freguesia da Maia o Presidente Jaime Rita que também é confrade desta nova Confraria lançou um desafio às Confrarias dos Açores e mesmo Nacionais para um encontro de Confrarias na mata do Dr. Fraga. 

As Confrarias são Organizações que pretendem com o recurso à gastronomia salvaguardar, alguns produtos, profissões, atividades e setores com história e valor no País e nas Regiões, que merecem serem perpetuados, distinguidos e valorizados, zelando pela sua autenticidade e diferenciação. 

Gualter Furtado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot