fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2019

UM POUCO DE HISTÓRIA

O povoamento da Ribeira Quente deu-se alguns anos após o povoamento de Furnas, quando os primeiros habitantes da Ilha, radicados na Povoação Velha avistaram no ar uma enorme língua de fogo. 
Ao lugar da Ribeira Quente aderiram os conquistadores pelo mar para a penosa fauna da pesca e também podadores de vinha. 
O enquadramento paisagístico da Freguesia foi sendo alterado com o decorrer dos séculos. Em 1588 um grande desmoronamento de terras num monte circundante ao Vale das Furnas, provocado por intensas chuvadas, veio acrescentar muita terra à Ribeira Quente. Outro acontecimento de grande relevância para a formação da Freguesia foi a erupção vulcânica de 2 de Setembro de 1630, em Furnas, que trouxe consigo enormes quantidades de terra e pedra que vieram ganhar terreno ao mar fazendo com que se pudesse passear a pé em locais onde outrora passavam barcos e navios à vela. 
São rasgadas as primeiras estradas e, por terra, a viagem começa a ser feita de burro. Uma das primeiras estradas a ser executada é a hoje denominada de “Caminho do Pico”. Uma das grandes obras de engenharia terá sido a construção dos dois túneis, sendo o primeiro inaugurado em 1936 e o segundo quatro anos depois. 
O Forte de São Paulo foi um importante ponto de defesa da pirataria que assolava os mares dos Açores. A sua localização era a oeste do areal da Ribeira Quente, que, sendo um ponto de fácil desembarque, era também cerrado de altas rochas donde podia ser facilmente batido por fogos de arcabuz. Em 1817 este forte encontrava-se em ruínas e desartilhado.
Como grandes fatores de desenvolvimento Económico/Social da Freguesia temos os melhoramentos da estrada entre Ribeira Quente e Furnas e os sucessivos empreendimentos de melhoramento no porto de pesca. No entanto, a elevação da Ribeira Quente a Freguesia, a 24 de Junho de 1943, com uma população na altura de 1800 habitantes, foi um passo decisivo para este desenvolvimento.
Perto da freguesia da Ribeira Quente, existe um promontório chamado: Ponta do Garajau ou Ponta da Ribeira Quente. 
(Retirado da Google, mas o texto é da minha autoria)
João Costa Bril.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot