fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 2 de junho de 2019

"CUIDE DE SI, NÓS AJUDAMOS!" (Com Vídeo)


No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, celebrado a 19 de maio de 2019, os Médicos Internos de Medicina Geral e Familiar da Unidade de Saúde Ilha de São Miguel (USISM), em parceria com a ARTAC, a Ventoencanado Produções e a RTP-Açores, desenvolveram uma campanha de sensibilização para a saúde, inspirada no conceito "Cuide de si, nós ajudamos". Esta campanha composta por 4 filmes publicitários, pretende sensibilizar os utentes do Serviço Regional de Saúde para a importância do papel do Médico de Família e de comportamentos preventivos em saúde. Esta iniciativa de promoção da literacia em saúde vem despertar a comunidade açoriana para algumas das principais barreiras da atividade clínica, bem como para a responsabilização do utente na correta gestão da sua doença e promoção da saúde.

SINOPSES DOS FILMES DA CAMPANHA

Filme 1 - “Quem é o seu médico de família?
Um conjunto de médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar procura responder à questão "Quem é o seu médico de família?", como se falassem diretamente ao seu utente na consulta.


Filme 2 - “O marido da Lúcia”
 
O marido de Lúcia é diabético, sofre de inúmeras complicações, consequentes do estadio avançado e não controlado desta doença. A Lúcia explica alguns dos descuidos do marido ao longo dos anos (erros alimentares, má adesão terapêutica, incumprimento das vigilâncias médicas) e expõe as complicações da doença.



Filme 3 - “Os pais da Inês”
Inês é filha de pais hipertensos. Confidencia os descuidos mais frequentes dos seus pais, como o abuso do sal e da "pimenta da terra", sedentarismo, incumprimento terapêutico e ausência da vigilância. Explica que, por estes motivos, o pai se encontra internado por uma complicação da hipertensão mal controlada. Termina, alertando para a importância da vigilância da pressão arterial e, novamente, para a necessidade de responsabilização dos seus pais.



Filme 4 - “O avô do João”
O avô do João é polimedicado, devido às suas doenças crónicas. Em jeito de desabafo, o João transmite algumas expressões características ouvidas pelos médicos quando os utentes não trazem a listagem da medicação habitual à consulta. Este filme pretende apelar para a importância de o utente conhecer a sua medicação habitual e conseguir comunicá-la ao seu Médico de Família.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot