fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2019

PERCORRENDO ÁGUA RETORTA 2019 (VÍDEO)

A freguesia de Água Retorta pertence ao concelho da povoação e dista cerca de setenta e cinco quilómetros de Ponta Delgada, situa-se a pouco mais de catorze quilómetros da sede do concelho, possui 14,97 km² de área e 489 habitantes (2011). 


Densidade: 32,7 hab/km². Situada na zona este da ilha, esta freguesia é dominada pelo verde das montanhas e pastos e tem uma linda vista para o mar. 

É constituída pelas localidades de Terra Chã, Lomba das Fagundas e Fajã do Calhau. 

O povoamento de Água Retorta deu-se em simultâneo com o do Faial da Terra, em consequência do desembarque dos primeiros povoadores na Povoação velha. Contudo, Água Retorta tornou-se importante dada a abundância de fazendas aí existentes. 

O nome da freguesia provém, segundo Gaspar Frutuoso, de uma ribeira que a atravessa, "contorcendo-se" durante o seu percurso. 

A Igreja de Nossa Senhora da Penha de França foi edificada de 1871 a 1885, sendo a torre sineira existente uma reminiscência da ermida da mesma invocação, datada do século XVII. O seu estilo segue o tradicional maneirismo existente em outras igrejas micaelenses.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot