fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

REVERENDO ERNESTO JACINTO RAPOSO FILHO DA FREGUESIA DE POVOAÇÃO, LOMBA DO POMAR


Dados Biográficos (50)

Nasceu na Lomba do Pomar aos 12 de dezembro de 1875, filho de António Jacinto Raposo e de Maria do Amor Divino, neto paterno de Manuel Raposo e de Maria Jacinta, naturais da mesma Lomba, sendo seus avós maternos Francisco Carreiro e Rosa Maria.

Foi batizado na Igreja Paroquial de Nossa Senhora Mãe de Deus, Povoação, no dia 26 do mesmo mês e ano do seu nascimento, sendo padrinhos Manuel Jacinto Raposo e sua irmã, Ana Maria de Jesus.

Em 1887, com onze anos, entrou no Seminário de Angra, tendo recebido Ordens Menores em maio de 1895; o Subdiaconado em 13 de junho de 1897; o Diaconado em 23 de abril de 1899, e sendo ordenado Presbítero a 27 de maio do mesmo ano, por D. Francisco José Ribeiro de Vieira e Brito (1892-1901).

Celebrou a sua Missa Nova a 9 de junho de 1899, na mesma igreja onde fora batizado.

“Segundo os jornais da época, «prestou os seus primeiros serviços na freguesia da Achada, mas foi depois, na sua terra natal que começou a evidenciar-se como um dos mais brilhantes elementos da sua classe, marcando sempre um lugar de relevo nos púlpitos açorianos»” (51).

Em Agosto de 1902 foi nomeado Cura Coadjutor da Igreja Matriz da Povoação, sua terra natal, tendo começado a exercer o cargo no 1º domingo de outubro do mesmo ano. Contudo, antes de receber esta primeira e única provisão, o Padre Ernesto Jacinto Raposo foi, voluntária, carinhosa e gratuitamente, coadjuvar o já octogenário Padre João Jacinto Pacheco, zelo pároco da Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, freguesia da Achada.

Em julho de 1903, pela retirada do Vigário António Pacheco Vieira para a América do Norte, ascendeu a Vice-Vigário da Igreja Matriz, sendo transferido o Padre Júlio César Augusto, ao tempo Cura da Igreja de Santa Bárbara, para idêntico lugar, na de Nossa Senhora Mãe de Deus.

Treze anos depois, a 25 de abril de 1916, é nomeado Ouvidor da recém-criada Ouvidoria da Povoação, tendo feito a sua profissão de fé e prestado o respetivo juramento ao Ouvidor de Vila Franca do Campo, aos 24 de maio de 1916.

Batismo do Padre Ernesto Jacinto Raposo
(Povoação, 26 de dezembro de 1975) (52)

Aos onze dias do mês de setembro de 1940, faleceu na Vila das Velas, ilha de São Jorge, onde se encontrava em visita. Tinha 64 anos de idade.


O Padre Ernesto Jacinto raposo foi um dos mais ilustres povoacense: sacerdote culto e humilde, pastor desvelado, notável orador sacro, músico exímio, colaborador devotado de vários jornais e defensor acérrimo dos interesses dos povoacenses, desempenhou com lisura, lhaneza, transparência, brilho e isenção os cargos de Presidente da Câmara Municipal, Provedor da Santa Casa da Povoação, marcando ainda presença nas festas religiosas e eventos culturais da Povoação.

No dia 6 de junho de 2006, no âmbito das Comemorações das Bodas de Diamante da Santa Casa da Misericórdia de Povoação, foi descerrado um busto do Pe. Ernesto, no Jardim do Centro Social daquela Instituição, tendo sido arador o Dr. Benjamim Pimentel Cabral, aqui também biografado e que, tal como o Pe. Ernesto, é natural da Lomba do Pomar.
__________________________________

50 Sobre a vida e obra deste sacerdote, figura muito marcante na vida desta Ouvidoria e Concelho da Povoação, Cf. Francisco Botelho, O Padre Ernesto Jacinto Raposo (1875-1940). Primeiro Ouvidor da Povoação (Subsídios para a sua Biografia e História do Concelho), Ponta Delgada, 1958. Dado que a obra de Francisco Botelho é bastante completa, não consideramos necessário dar maior desenvolvimento a estas “Notas Biográficas” deste tão ilustre sacerdote povoacense. Cf., também: António Marinho e Matos, Povoação. Evangelização, devoção e património cultural (subsídios para a história da paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus), março de 2006; Nancy Mota Franco, Setenta e Cinco Anos de Misericórdia, Santa Casa da Misericórdia da Povoação, 2006.

51 Direção Escolar de Ponta Delgada, Apontamento Histórico Etnológico – São Miguel – Santa Maria, Vol. III, Ponta Delgada, 1984, p. 665.

52 BPARPDL – Paroquial, Matriz da Mãe de Deus da Povoação, Batismos de 1875, p. 64v-65

Fonte: Clero da Ouvidoria da Povoação de Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros (2ª Edição revista e atualizada, ano de 2014).

Povoação, segunda-feira, 4 de janeiro de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot