fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

CUIDAR DE QUEM CUIDA É A PRIORIDADE DO GOVERNO DOS AÇORES


A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje que a proposta de regime de apoio ao cuidador informal, que será aprovada em Conselho de Governo até ao final de fevereiro, visa “ajudar as pessoas que cuidam, quer na sua preparação para assegurar os cuidados aos seus familiares, quer na conciliação das suas vidas profissionais com a vida familiar, proporcionando-lhes o apoio financeiro e a formação necessários”.

“Há milhares de Açorianos doentes em casa e muitos outros a assegurar esses cuidados sem ninguém os ter ensinado, pelo que a formação e a informação permanentes aos cuidadores informais são essenciais”, frisou Andreia Cardoso, que falava, em Angra do Heroísmo, à margem de uma visita à Casa de Saúde do Espírito Santo e ao futuro Centro de Atividades Ocupacionais desta instituição.

A Secretária Regional adiantou que esta proposta de diploma prevê um apoio financeiro ao cuidador informal, de acordo com o grau de autonomia da pessoa cuidada e do rendimento da família, num valor ainda a definir.

“Sabemos que ter pessoas idosas ou dependentes a seu cargo se torna um esforço acrescido em termos financeiros, pelo que este será um apoio que pretende fazer face a algumas despesas que o cuidador possa ter para manter a pessoa cuidada com a devida dignidade e de forma adequada”, salientou.

Andreia Cardoso referiu um leque de medidas que se assumem como os direitos do cuidador informal, tendo em conta que estes “prestam cuidados a um doente com necessidades permanentes no domicílio, sem auferir qualquer retribuição financeira ou formação para o efeito”.

Nesse sentido, acrescentou, será disponibilizada informação e formação, apoio psicossocial e psicológico e apoio na prestação de cuidados, assim como será estabelecido um sistema de folgas para o cuidador, um período de descanso anual, a integração em grupos de autoajuda e o acesso a cuidados de saúde quando deles dependa a continuidade da prestação de cuidados a familiar dependente.

O Estatuto do Cuidador Informal é um compromisso do Governo dos Açores para esta legislatura, pelo que a proposta de regime jurídico, após ser aprovada em Conselho de Governo, será apresentada à Assembleia Legislativa.

GaCS/SRSS

Povoação, Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot