fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2019

AZORES TRAIL RUN® 4000 INSCRITOS EM 5 ANOS


Em Fevereiro de 2014 foi apresentado o 1º Evento Azores Trail Run®, que aconteceria em Maio desse ano.

Foto de: Pedro Silva
Em 2014, o Azores Trail Run® foi a grande novidade no calendário de provas de Trail Running nacional e internacional, sendo atualmente uma marca de referência para a promoção dos Açores no panorama nacional e internacional, no que diz respeito ao Turismo de Natureza, marcando sempre presença em inúmeros meios de comunicação social regionais, nacionais e internacionais. Estimando-se que já tenha tido um alcance de vários milhões de pessoas, em especial no continente europeu e americano, não esquecendo o asiático.

Na sua 1ª edição, o Azores Trail Run® era apenas composto por 2 provas, na ilha do Faial, uma no Trilho dos 10 Vulcões, com 20 quilómetros, e outra, mais longa, que liga a Ribeirinha ao Varadouro, numa distância de 52 quilómetros, designada Faial Costa a Costa
Previa-se que o evento fosse um fator de dinamização do turismo de natureza na ilha e na Região, com a particularidade de contribuir para contrariar a sazonalidade do setor, já que o Trail Running pode praticar-se em qualquer altura do ano.

A previsão concretizou-se em 2018 já foram realizados 4 eventos ao longo do ano, em 5 ilhas diferentes, todas em período de menor frequência turística, prevendo-se que em 2019 a marca Azores Trail Run® chegue a mais duas ilhas do arquipélago.

A dinamização da economia local é uma prioridade que é encarada como de extrema importância para o sucesso das provas. O impacto destas provas tem sido muito significativo na promoção da Região Autónoma dos Açores levando o nome dos Açores a todo o Mundo através de variadíssimos órgãos de comunicação. É também notório a ocupação das unidades hoteleiras nas datas que ocorrem os eventos, o Azores Trail Run® estima que os valores diretos envolvidos na economia local aquando dos seus eventos sejam bastante significativos e os seus impactos indiretos relacionados com a promoção e a notoriedade externa da Região sejam muitíssimo superiores e difíceis de quantificar.
Para além de toda esta promoção, esta marca representa um importante recurso na oferta e na complementaridade das atividades turísticas conduzindo à criação de emprego e riqueza na região, como ficou bem patente nas passagens aéreas, dormidas em hotelaria tradicional e alojamento local, variadas atividades realizadas com as empresas de animação turísticas locais e comércio local, numa altura em que o turismo ainda não entrou na sua “época alta”.

A capacidade deste tipo de eventos de potenciar os diversos tipos de património das localidades onde se realiza, em especial o património natural e cultural é também muito importante. Em muitos casos este património é também ele desconhecido das próprias populações servindo para promover orgulho, elevando a autoestima e proteção dos valores ambientais e culturais por parte das populações locais.

A realização dos eventos também promovem a cultura desportiva e a manutenção da saúde da população, com um aumento de praticantes de Trail Running, de caminhada e corrida em geral. Estes fatores contribuem para uma melhoria significativa na qualidade de vida dos praticantes.

O sucesso de todas as edições do Azores Trail Run® leva a que ao longo dos anos da sua existência tenha contado com mais de 4000 inscritos, sendo mais de meio milhar de estrangeiros de quase 50 nacionalidades. Este é um evento que tem um efeito multiplicador, quer no aumento no número de atletas de ano para ano, quer nas várias provas que já se realizam na Região pela influência do Azores Trail Run®, trazendo muita gente de fora do arquipélago.
Hoje, as provas Azores Trail Run® são reconhecidas internacionalmente e fazem parte da ITRA - International Trail Run Association, algumas qualificam para o Ultra-Trail® du Mont Blanc (UTMB), principal prova de Ultra-Trail mundial, integram o calendário dos Circuitos Nacionais de Trail 2018/ 2019 da ATRP - Associação de Trail Running de Portugal e uma de suas provas, o Trail Ten Volcanoes, faz parte da Taça de Trail de Portugal. Destaca-se ainda a qualificação do Whalers’ Great Route Ultra-Trail® com uma Discovery Race do Ultra-Trail® World Tour (UTWT)

As provas Azores Trail Run® são realizadas em parceria com o Governo Regional dos Açores e contam com o apoio logístico de autarquias e instituições e empresas locais.

Mais informações e inscrições para as provas estão disponíveis em  www.azorestrailrun.com

Povoação, sábado, 16 de fevereiro de 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot