fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

MUSEU CARLOS MACHADO RECEBE DOAÇÃO DE HERDEIROS DE NESTOR DE SOUSA


A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, recebeu, por via de doação dos herdeiros de Nestor de Sousa, Alcina da Silva Carreiro César e João da Silva, um acervo de mais de 1500 objetos, entre os quais obras de arte e peças de artes decorativas, trajo, etnografia regional, numismática, medalhística, mobiliário e arte sacra.

Este ato de generosidade e profundo sentimento de participação cívica na preservação da memória e do património cultural vem enriquecer o espólio do Museu, que assim permanece na sua missão de salvaguarda patrimonial própria das suas obrigações e funções museológicas.

Em relação ao espólio artístico, o conjunto doado congrega mais de 70 obras da autoria de artistas plásticos açorianos, entre os quais Urbano, Luís França, Machado da Luz, Domingos Rebelo, Canto da Maya, Álvaro Raposo de França, Carlos Carreiro, Eduardo Teixeira, Victor Câmara, Maria Tomás e Tomaz Borba Vieira.

Entre os artistas plásticos nacionais contemplados nesta doação, salienta-se o pintor naturalista Carlos Reis, assim como artistas da geração modernista, na qual se incluem Almada Negreiros, Rafael Gustavo Bordalo Pinheiro, Stuart Carvalhais, Rocha Vieira e Jorge Barradas, apenas para citar alguns exemplos.

A doação, enquanto motor da construção de acervos museológicos, é uma das formas mais relevantes no âmbito da incorporação de objetos em museus. Para além do valor acrescentado que as peças doadas representam para as coleções, demonstram nos seus doadores uma profunda cidadania e sensibilidade cívica, aliadas a um sentido e revelador ato de generosidade, da qual muitas vezes, e como é o caso, vivem e respiram os objetos que os museus acolhem, preservam, estudam e divulgam.

Este importante e notável conjunto patrimonial encontra-se já em processo de inventariação.

Nestor de Sousa, para além de historiador e grande apreciador da arte e do património cultural, destacou-se na vida micaelense como diretor do Museu Carlos Machado, entre os anos de 1975 e 1985, entre os quais se dedicou com grande altruísmo à instituição.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço: www.culturacores.azores.gov.pt .

GaCS/DRC

Povoação, quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot