fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

DONATIVOS PERMITEM QUE MAIS 474 PORTUGUESES CARENCIADOS TENHAM ACESSO AO MEDICAMENTO


Programa abem: Rede Solidária do Medicamento
CAMPANHA “DÊ TROCO A QUEM PRECISA”
DONATIVOS PERMITEM QUE MAIS 474 PORTUGUESES CARENCIADOS TENHAM ACESSO AO MEDICAMENTO
05 de fevereiro de 2019 – A edição de dezembro da campanha “Dê troco a Quem Precisa” angariou 47.479,99€. O resultado dos 65.894 donativos feitos pelos portugueses nas 611 farmácias aderentes à iniciativa vai permitir ao Programa abem: assegurar os medicamentos necessários a mais 474 portugueses carenciados durante um ano.

A campanha, que decorreu entre 17 e 25 de dezembro, convidava os portugueses a doar o troco resultante das compras efetuadas nas farmácias ao Fundo Solidário abem:. Este fundo é inteiramente aplicado na aquisição dos medicamentos dos beneficiários da rede, que no final do ano eram já 7.235, correspondendo a 3.815 agregados familiares*

Em Portugal, uma em cada 10 pessoas não consegue adquirir todos os medicamentos prescritos pelo médico. «Estamos gratos à solidariedade dos portugueses e ao sucesso que a campanha registou. Esperamos continuar a contar com a adesão da população este ano, de forma a apoiarmos cada vez mais pessoas», refere Maria de Belém Roseira, uma das fundadoras da Associação Dignitude, entidade dinamizadora doPrograma abem:
A campanha “Dê Troco a Quem Precisa” estará de regresso às farmácias aderentes em maio, entre os dias 20 e 28.

Sobre a Associação Dignitude:

A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.

São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa de Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Foram Associados Fundadores da Dignitude: António Arnaut, António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira, Odette Santos Ferreira.

Sobre o Programa abem:

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao programa pelas entidades locais, que vão desde juntas de freguesia e câmaras municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co-comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de fundraising.

A nível nacional, o programa já apoiou 7.235 beneficiários de 3.815 famílias, dos quais 15% são crianças. Já foram adquiridas, ao abrigo do abem: 176.426 embalagens de medicamentos desde o seu início, em maio de 2016*.

A avaliação de Impacto social do projeto, segundo a metodologia SROI – Social Return on Investment – revela que o programa gerou nos dois primeiros anos um retorno social de 6,9 milhões de euros, mostrando que cada 1 euro investido teve um impacto social valorizado em 7,8 euros.

*Dados referentes ao mês de dezembro de 2018

Povoação, terça-feira, 5 de fevereiro de 2019.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot