fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

PVCbiketeam SUBIDA AO PICO BARTOLOMEU - FEVEREIRO DE 2019 (COM VÍDEO)

Foto de: Um Olhar Povoacense

O grupo de ciclistas da PVCbiketeam efetuou ontem, domingo, 17 de fevereiro, a subida ao Pico Bartolomeu via serra da Tronqueira.

Na localidade da Pedreira, o Miradouro do Pico do Bartolomeu situa-se numa estrada sem saída (mas com bom acesso, embora um pouco estreito) que sobe do Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro até as antenas de telecomunicações, onde se encontra o miradouro. O Pico de Bartolomeu oferece uma vista grandiosa sobre a costa leste da ilha de São Miguel, podendo ser observados tanto o concelho de Nordeste como da Povoação.

Foto de: Um Olhar Povoacense
Outra particularidade deste miradouro passa pela presença, à volta do mesmo, de vegetação nativa de altitude (a Laurissilva dos Açores). Apesar do problema da invasão de espécies exóticas, nomeadamente da Cletra, que a área apresenta, ainda pode ser observado um importante número de espécies endémicas pertencentes à Floresta Laurissilva, floresta húmida de altitude dos Açores.

Este miradouro encontra-se já dentro da área da ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme coincidente com a área de distribuição do Priolo, ave endémica de São Miguel e que se encontra restrita a esta área montanhosa a leste da ilha. A ave pode ser observada neste miradouro, especialmente nos meses de Verão.

Este acidente geológico tem o seu ponto mais elevado a 887 metros de altitude acima do nível do mar.



Foto de: Um Olhar Povoacense
Foram 8 os ciclistas da PVCbiketeam que subiram ao Pico Bartolomeu, Aurélio Aguiar, António Medeiros, Fernando Ponte, Jorge Mota (Clara), Nelson Elias, Pedro Mendonça, Pedro Freitas e Pedro Damião Ponte. O ciclista Arestides D'Amaral foi até Água Retorta uma vez que tinha uma bicicleta de estrada, não compatível com o trajeto que efetuado pelo restante grupo.

Foto de: Um Olhar Povoacense
Com um amanhecer ensolarado e o bom tempo a acompanhar dos ciclistas povoacenses nesta desafiante pedalada, a coisa não podia ter corrido melhor, mesmo doendo e de que maneira, nas íngremes subidas até chegar ao topo do Pico Bartolomeu, assim o descrevem, apesar do sol, lá em cima estava um frio de rachar "canas" afirmaram os atletas. O vento assobiava de tal forma que parecia um motor elétrico fora de controlo a trabalhar.

Foram efetuados 69,43 Km
Tempo em andamento: 5 horas e 1 minuto
Ganho de elevação: 2.640 mt.
Calorias: 1.796 cal
Velocidade Média: 13,8 Km/h
Velocidade Máxima: 69,8 Km/h
Dados da aplicação STRAVA

Saída da Vila da Povoação - Serra da Tronqueira - Pico Bartolomeu - Vila de Nordeste (toma de cafézinho) - regresso via Estrada Regional Povoação.

"Para o próximo fim de semana haverá mais, desde que o tempo o permita. Para já as previsões são de mau tempo toda a semana que vem."

Povoação, segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot