O Grupo Parlamentar do PS/Açores reuniu, de 27 de fevereiro a 1 de março, em jornadas parlamentares subordinadas ao tema “Coesão Territorial”.
Estas jornadas parlamentares centraram-se nos concelhos da Povoação e do Nordeste, na ilha de São Miguel.
Após a intervenção de abertura do Presidente do PS/Açores e líder parlamentar, Vasco Cordeiro, os socialistas promoveram diversas reuniões sectoriais com empresas, associações, organizações de apoio social e outras entidades, numa postura de proximidade e diálogo com as organizações que desenvolvem atividades diariamente nestes concelhos micaelenses.
Para além de prestar cumprimentos aos Presidentes dos dois municípios, os socialistas também reuniram com os autarcas de freguesia destes concelhos.
Foram agendadas reuniões com as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Povoação e Nordeste, com ambas as escolas profissionais e com as Santas Casas da Misericórdia.
Os socialistas debateram as questões relacionadas com a prestação de cuidados de saúde às populações com as direções dos centros de saúde da Povoação e do Nordeste.
Ainda no âmbito social, os deputados reuniram na Povoação com a direção da Cooperativa Celeiro da Terra, no Nordeste com a Associação Sol Nascente e a Direção da Associação de Apoio aos Deficientes e Inadaptados de Nordeste ‘Amizade’ e a Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros da Povoação
O Grupo Parlamentar do PS/Açores reuniu, igualmente, com a Federação das Pescas e visitou o Porto da Ribeira Quente e da Povoação, reunindo com a Cooperativa de Economia Solidária Pescadores Ribeira Quente.
Os deputados do PS visitaram o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, o Centro Ambiental do Priolo e reuniram com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), como também diversas empresas que compõem o tecido empresarial da Povoação e Nordeste.
No âmbito da coesão territorial e da sustentabilidade demográfica da Região, o PS/Açores defende uma abordagem estrutural, coerente e lógica que permita fixar as populações.
A respeito de coesão territorial, Vasco Cordeiro defende três núcleos essenciais de medidas, começando por medidas de acesso a políticas públicas de Saúde, de Educação, do Apoio Social à infância, à terceira idade, aos cidadãos com deficiência, como aquelas que o PS/A já concretizou, quando esteve no Governo Regional.
O Presidente do PS/Açores entende que as acessibilidades não se podem ficar apenas pela vertente física, aérea ou marítima, mas incluir igualmente o domínio digital, no sentido de criar condições para aproveitar em pleno a afirmação global dos Açores, com formação e qualificação do capital humano, fixando-o nos nossos territórios.
Vasco Cordeiro defende
também a necessidade de apostar em políticas de desenvolvimento económico, onde
se inclui o investimento público e privado, criando mecanismos que promovam a
recuperação e a convergência de todas as ilhas dos Açores.
Sem comentários:
Enviar um comentário