fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 9 de março de 2023

DE VOLTA À ESTRADA PARA CONTAR MILHAFRES

Foto de: Oliver Coucelos

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove mais um Censo de Milhafres nos dias 1 e 2 de abril de 2023, numa iniciativa que pretende contribuir para avaliar o estado da população desta ave de rapina diurna. 

A maior ave de rapina presente nos Açores e na Madeira é o destaque deste censo. Cada arquipélago tem uma subespécie distinta daquela que é a águia-de-asa-redonda presente em Portugal Continental,  a manta (Buteo buteo harterti) na Madeira, e o milhafre (Buteo buteo rothschildi) nos Açores. 

Esta é uma espécie que facilmente se observa a planar em círculos a grande altitude e ocupa diversos habitats desde zonas florestais, áreas costeiras, pastagens e até mesmo em zonas urbanas. Alimenta-se maioritariamente de roedores, mas também de pequenas aves, insetos e minhocas, tendo um papel importante no controlo de pragas e na saúde dos ecossistemas. O envenenamento, a electrocussão em linhas elétricas e o atropelamento são as principais ameaças que enfrenta.

Foto de: Nuno Fonseca

Sendo uma ave fácil de identificar, o envolvimento dos cidadãos nas contagens tem sido frequente e tem permitido acompanhar as populações de mantas e milhafres há mais de uma década. E, infelizmente, os resultados não têm sido animadores, pois, a cada ano contam-se menos aves. No arquipélago dos Açores a população atual de milhafres é de 2082 aves, enquanto no arquipélago dos Madeira, estima-se que a população atual seja de 254 mantas. 

Esta iniciativa  de ciência-cidadã realiza-se todos os anos, desde 2006, na Madeira e Açores, e contou com a participação de mais de 2500 voluntários. Só assim com um número tão elevado de voluntários é possível obter o volume de informação necessário para o devido acompanhamento desta espécie. E tem sido este o caso nesta iniciativa. No entanto, a escassez de fundos dedicados ao estudo dos milhafres/mantas, reforça a necessidade de angariação de novos voluntários para que se possa garantir o acompanhamento da espécie em ambos os arquipélagos. Este é um objectivo fixado pela SPEA para 2023.

Para participar no censo não são necessários conhecimentos aprofundados sobre a espécie pelo que, qualquer amante da natureza é convidado a participar. Trata-se de um censo de metodologia simples e que foca uma rapina de fácil identificação, sendo que os observadores não necessitam de muita experiência em observação de aves. Nos Açores, o milhafre ocorre em 7 ilhas do arquipélago e é a única ave de rapina diurna, o que facilita o trabalho dos observadores.

O relatório com os dados anuais sobre este censo, e mais informação sobre a metodologia e forma de participar encontra-se no site da SPEA.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot