fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

SPEA CONVIDA COMUNIDADE A AJUDAR AVE EMBLEMÁTICA DOS AÇORES


Foto de: Alvaro RP

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) volta a associar-se à campanha SOS Cagarro do Governo dos Açores e promove voluntariado científico no resgate destas aves de 15 de outubro a 15 de novembro, na Marina e Porto de Vila Franca do Campo. A organização irá também desenvolver algumas iniciativas para convidar a desligar e reduzir luzes para facilitar a saída em segurança das aves juvenis. 


Com o início, já este mês, de mais uma Campanha SOS Cagarro - uma iniciativa do Governo dos Açores - a SPEA junta-se uma vez mais às campanhas de resgate de cagarros acidentados e apela ao combate da poluição luminosa na Região Autónoma dos Açores. 


Em São Miguel, a SPEA convida a comunidade a juntar-se a esta causa, apelando à inscrição de voluntários nas brigadas de resgate na marina e porto de Vila Franca do Campo, de 15 de outubro até 15 de novembro através do site do Centro Ambiental do Priolo ( www.centropriolo.com).Para além de ajudarem a salvar estas aves emblemáticas dos Açores, os voluntários poderão assistir às sessões de anilhagem e recolha de dados biométricos e receberão um diploma de participação nas brigadas. 


Foto de: Ana Mendonça

Só no ano passado foram resgatados em Vila Franca do Campo mais de 600 cagarros, patrulhada várias vezes durante a noite. É graças aos voluntários que este trabalho se torna possível todos os anos, contribuindo para que a ave marinha mais abundante dos Açores possa continuar a prosperar no nosso arquipélago, onde cerca de 75% da sua população mundial nidifica. 


A SPEA pretende, ainda, sensibilizar a comunidade para a problemática da poluição luminosa e os seus impactos na biodiversidade, promovendo, junto das autarquias, o desligar e redução de luzes para reduzir os riscos de queda de cagarros em vias públicas e em casas particulares. 


Assim sendo, para dar início às brigadas de resgate em Vila Franca do Campo, a SPEA irá realizar uma palestra de sensibilização sobre as aves marinhas dos Açores e os desafios que enfrentam devido à poluição luminosa, e convida os participantes para um percurso noturno com a observação in loco das luminárias presentes nas áreas-alvo de resgate, e de seguida a participação nas brigadas que se irão realizar nessa noite. A sessão de sensibilização irá ter lugar no dia 15 de outubro pelas 19h00, na sede da Terra Azul na marina de Vila Franca do Campo.      


Foto de: Ana Mendonça

Ainda, em colaboração com a artista Ellie Ga e a associação “Anda e Fala”, que já acompanhou estas brigadas no ano passado, será repetida a performance “Notes for a cagarros Assembly” no Centro Cultural de Vila Franca do Campo no dia 3 de novembro pelas 19h. 


As brigadas de resgate dinamizadas pela SPEA em Vila Franca do Campo contam com o apoio do Parque Natural de Ilha de São Miguel e a contribuição do Clube Naval de Vila Franca do Campo e das empresas marítimo-turísticas Terra Azul e Futurismo. Estas brigadas são possíveis graças aos projetos do Centro Ambiental do Priolo como Centro Associado de Ciência da RECCA 2030 (Mês da Ciência), MAC Interreg EELABS – Energy Efficiency Laboratories e LIFE Natura@night.  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot