fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

IRMÃOS CÉSAR E RAFAEL CARVALHO APRESENTAM “TOADAS” NO JAZZ

Os irmãos César Carvalho e Rafael Carvalho apresentam no próximo sábado, no Lava Jazz, o seu primeiro álbum, intitulado “Toadas, da Lobeira ao Agrião”.


Toadas, da lobeira ao agrião… é um trabalho que pretende retratar um pouco do percurso musical dos irmãos César e Rafael Carvalho, que aos 14 e 13 anos, respectivamente, aprenderam os primeiros acordes no violão com o seu Pai.


“Toadas” apresenta modas do Folclore Açoriano, por terem integrado o grupo folclórico São Paulo, quase desde a sua fundação, e terem colaborado em muitos outros grupos ao longo dos anos. Homenageia o Grupo de Violas da Ribeira Quente, do qual são membros fundadores, ao registarem no álbum a marcha mais conhecida que o grupo toca, “Twist”, adaptada dos velhos tocadores da Freguesia.

Apresenta um original composto para a Gala Regional dos Pequenos Cantores, Caravela D’Ouro, da Povoação, em 2012, “Venham ter ao mundo encantado”, e que é agora recriado na linda voz da Francisca Xavier. Reflecte as músicas que ouviam na infância, como é o caso de “Celtibera”, de Júlio Pereira. Também passa pelas sonoridades Irlandesas, música que ouvem e tocam com regularidade, e pela música das Tunas Universitárias.


Conta, finalmente, com originais compostos propositadamente para o álbum e que reflectem a vivência na infância dos dois músicos: as “Toadas”, os sons que têm inspiração na Ribeira Quente, e “No Prédio”, numa homenagem ao prédio do agrião, ao prédio da ribeira, ao prédio da praia e ao prédio de casa, onde vivem a maior parte das memórias da sua infância, e em homenagem aos seus avós maternos e paternos, bem como aos seus pais e irmã mais velha;


“da lobeira ao agrião”, por ser, de certa forma, a limitação geográfica da freguesia de Ribeira Quente e o único mundo que conheceram durante grande parte da sua infância!


A apresentação decorre a 5 de Novembro, pelas 21:30, no Lava Jazz, em Ponta Delgada, contando com a participação especial de Carolina Constância.


“Toadas” será ainda apresentado, dentro de algumas semanas, na Ribeira Quente, freguesia Natal dos dois músicos.


O álbum conta com César Carvalho (Violão) e Rafael Carvalho (Viola da Terra), tendo como Músicos Convidados a Carolina Constância (Violino), Francisca Xavier (Voz), Marco Santos (Baixo) e João Bolarinho (Percussões). A gravação, mixagem e masterização esteve a cargo de Luís Xavier (CuboX) e a Concepção Gráfica é de Paulo Bettencourt.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot