fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

VAI ACONTECER EM OUTUBRO…

Dia 14, 6a feira 18H30 | Conferência “A participação da Sociedade Civil no Desenvolvimento dos Açores. O caso do CESA”

Integrada no Ciclo de Conferências “Os Açores, sua Autonomia e Economia: perspectivas e dinâmicas”, para celebrar o 95o aniversário da Casa dos Açores, decorrerá dia 14 a conferência A participação da Sociedade Civil no Desenvolvimento dos Açores. O caso do CESA, a qual será proferida pelo Presidente do Conselho Económico Social dos Açores (CESA), Dr Gualter Furtado.


O conferencista propõe-se reflectir sobre a importância da participação dos Parceiros Sociais e das Instituições da Sociedade Civil na resolução dos principais constrangimentos ao desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores, no quadro da sua Autonomia Democrática.


A criação do Conselho Económico Social da Região Autónoma dos Açores, CESA, pelo Decreto Legislativo Regional n.o 8/2018/A de 5 de julho de 2018, foi aprovada por unanimidade na ALRAA e regulamentada pelo Decreto Regulamentar Regional n.o 8/2019/A de 4 de outubro de 2019. Trata-se de um órgão colegial independente, de caráter consultivo, que tem por objectivo fomentar o diálogo entre o poder político e a sociedade civil e encontra- se em funcionamento desde 2019.


Ao CESA cabe, não só pronunciar-se sobre anteprojectos e projectos dos planos de desenvolvimento económico, social e ambiental, designadamente o plano regional, o orçamento e os relatórios da respectiva execução, mas também sobre as políticas económica, laboral, social e ambiental, entre outras.


Gualter José Andrade Furtado é licenciado em Economia pelo ISCEF/ISE, actual ISEG, Instituto Superior de Economia, em Lisboa. Foi docente no Instituto Superior de Economia, onde integrou o Conselho Pedagógico e na Universidade dos Açores, tendo sido membro do Conselho Geral. Foi director da Caixa Económica da Misericórdia de Ponta Delgada. Foi Secretário Regional das Finanças e Planeamento do IV e V (1992-1993) Governos da RAA. Foi representante do Governo Regional para o grupo de trabalho destinado a elaborar uma proposta de Lei das Finanças para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Foi ainda nomeado para o grupo de trabalho destinado à revisão da Lei das Finanças Regionais.


Preside ao Conselho Económico Social dos Açores e ao conselho de administração do Novo Banco Açores.


É autor de trabalhos, palestras, pareceres e obras no domínio da Economia. É igualmente autor de artigos e obras publicadas em domínios do ambiente, da cinegética e da filantropia.


Tem recebido diversas homenagens e distinções pela sua actividade filantrópica.


Foi distinguido com o Prémio Carreira 2018 no âmbito do evento anual das “100 Maiores Empresas”, promovido pelo Açoriano Oriental. Foi distinguido com o Prémio Carreira pela Ordem dos Economistas, no seu 9° Congresso realizado na Fundação Calouste Gulbenkian, Novembro de 2021. O ISEG anunciou que dia 13 de outubro 2022 receberá o galardão 2022 de “Antigo Aluno do Ano, na Carreira de Gestor e Empreendedor”.



Dia 19, 4a feira 19H00 | AEROESPACIALIDADES| Textos sobre Aerostação, Aviação, Espaço e temas afins e Escritos Insulares, de Eduardo Brito Coelho


O associado Eduardo Brito Coelho traz-nos duas obras a esta sessão.


Com gosto pela escrita, é com afecto que Eduardo Coelho nela relata e fala quer dos Açores, quer a recordar vivências da sua vida profissional, quer dos anos em que integrou os corpos sociais e presidiu à direcção da Casa dos Açores em Lisboa.


Enquanto em Aeroespacialidades, aborda as questões da Aviação nos Açores e recorda parte do seu percurso profissional, em Escritos Insulares, o autor reúne catorze textos com sabor ilhéu, dos quais distingue os dois primeiros por serem ficção.


Apoio: Direcção Regional das Comunidades, Presidência do Governo da RAA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot