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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

SPEA PROPÕE EDUCAÇÃO AMBIENTAL À DISTÂNCIA

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), consciente das dificuldades que os professores enfrentam com a necessidade de adaptação ao ensino à distância, adaptou a sua proposta de Educação Ambiental a esta nova realidade de ensino, que esperamos ser breve.  


O cagarro Sentinela, a mascote do concurso, será quem acompanhe as turmas durante todo o processo


A SPEA lançou para o ano letivo 20/21, um Programa Escolar relacionado com a literacia dos oceanos e um concurso escolar: “Eco-guardiões vs. Lixo Marinho” que pretende incentivar alunos do 2º e 3º ciclo a pesquisar e tomar medidas para a redução deste problema para a conservação das nossas praias e ecossistemas costeiros.


Este concurso pretende que os alunos trabalhem em grupo, de forma a desenhar uma campanha que ajude na redução do lixo marinho, com medidas práticas.

Já no início do ano, e em previsão de que o ensino presencial pudesse ver-se limitado devido a Covid-19, foi feito um exercício de adaptação das atividades do Programa Escolar e do concurso de modo a que pudesse ser continuado, mesmo na conjuntura de ter de ser realizado à distância, através de plataformas de comunicação digitais.


Neste momento, e tendo em conta as dificuldades atuais, a SPEA propõe uma flexibilização dos prazos e atividades do concurso, sendo que a maioria das propostas educativas e atividades de acompanhamento do concurso escolar foram adaptadas para serem desenvolvidas através de plataformas de comunicação digitais.


“A vantagem desta adaptação a que nos vimos forçados, é que nos permitirá, no futuro, oferecer as nossas atividades noutras ilhas em que não temos presença física, aproveitando as ferramentas digitais e reduzindo a pegada ecológica” – comenta Maria Huamán, assistente de Educação Ambiental da SPEA.


Na edição deste ano do Programa Escolar, destacam-se as temáticas sobre os oceanos e as ameaças às aves e demais biodiversidade marinha, nomeadamente o Lixo Marinho enquadrado no âmbito do projeto Oceanlit (MAC2/4.6D/302), o qual pretende perceber e melhorar a gestão de espaços costeiros protegidos, e da Poluição Luminosa no âmbito do projeto EELabs (MAC2/4.6D/238).


Os professores interessados podem consultar o Programa Escolar 20/21 e o regulamento do concurso através do nosso blogue: http://speaacores.blogspot.com/p/educacao-ambiental.html


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