fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2021

O LIVRO AÇORIANO MAIS COBIÇADO DO ANO RECEBE SELO LER AÇORES

Néveda nos Açores foi o livro açoriano mais cobiçado de 2020 e recebeu o selo LER AÇORES, Plano Regional de Leitura.
 
A personagem da Néveda foi criada por Terry Costa, que escreveu este conto, ilustrado por Vera Bettencourt. Um projeto 100% açoriano, o livro foi publicado pela MiratecArts, com sede no Pico, e impresso no Telegrapho, na ilha do Faial.
 
"Temos muito orgulho de conseguir produzir o livro nos Açores com açorianos e que recebe esta distinção da Secretaria Regional com o selo LER AÇORES" admite Terry Costa, "mas, mais importante ainda, o livro foi abraçado não só pelos açorianos, de todas as idades, mas também lá fora, estando disponível nas 9 ilhas dos Açores, e em livrarias especializadas no continente."A primeira edição foi uma grande aposta com uma tiragem de 1000 cópias, não habitual nos Açores, e, que de acordo com a editora, está quase esgotado. "Esta primeira edição será, em breve, um item de colecionadores, pois vai esgotar antes de uma segunda edição ser conseguida," conclui o autor que já está a preparar não só a segunda edição, mas um segundo conto e livro nas aventuras da Néveda.
 
O Plano Regional de Leitura criado pela Resolução do Conselho do Governo n.º 151/2020, de 28 de maio, junta o Plano Regional de Leitura, a Rede de Leitura Pública e a Rede Regional de Bibliotecas Escolares num programa unificado, tornando a promoção do livro e da leitura um objetivo transversal às políticas culturais e sociais na Região Autónoma dos Açores. Anualmente, publica uma lista de livros que respeitam certos critérios e, assim, são atribuídos o selo LER AÇORES. Critérios para a elaboração da lista, o qual o livro Néveda nos Açores, enquadrou inclui: livro de natureza informativa marcados pelo rigor e adequação aos públicos infantil e juvenil; livro de atividades que potenciam uma leitura funcional; livro que, pelo seu conteúdo, vai ao encontro de projetos definidos em ambiente escolar ou similar.
 
O livro "Néveda nos Açores" foi lançado no festival de animação na ilha do Pico, AnimaPIX, em dezembro de 2019, e já percorreu as 9 ilhas, várias cidades portuguesas e ainda foi apresentado no Qatar e na Austrália. A personagem Néveda é baseada na flor da planta nêveda, comum na ilha do Pico, e mais conhecida por dar sabor à famosa aguardente e licor produzido nos alambiques da ilha montanha. Vários produtos inspirados pelo livro e personagem da Néveda já foram produzidos e podem visitar www.nevedapico.com para também adquirir o livro on-line. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot