fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

RIBEIRA QUENTE QUASE 28 ANOS DEPOIS

Nos anos de 1976 e 1977 o Senhor Augusto Azevedo Rua, do Distrito de Braga, exerceu as funções de Comandante do Posto da Guarda Fiscal na Ribeira Quente. Residiu durante esse período de tempo na freguesia com sua esposa Lívia Rua e seu filho António Rua, o qual frequentou a 4ª Classe na escola primária. Em março de 2005, quase 28 anos depois, visitou e recordou com saudades a Ribeira Quente e demais pessoas amigas...

Num belo dia de manhã, mais concretamente no dia 3 de março de 2005, por volta das 08 horas, em visita à ilha de São Miguel encontrei o senhor João Costa, de pronto perguntei-lhe se era da Povoação, o qual respondeu-me que não, apenas exercia a sua profissão na Câmara Municipal, mas que era da Ribeira Quente. Entretanto, disse-lhe que tinha trabalhado naquela freguesia nos anos de 1976 a 1977, exercendo as funções de Comandante do Posto da Guarda Fiscal, residindo com a minha esposa Livia de Jesus Gonçalves Araújo Rua e filho António Augusto Araújo Rua, o qual frequentou a 4ª classe na Escola Primária daquela freguesia.

Fiquei a conversar com o senhor João algum tempo e falei-lhe daquele povo, um povo simples, sincero, acolhedor e puro no que dizia. Foi então, que o senhor João falou-me da Associação Cultural Saudades da Terra e convidou-me a fazer uma pequena resenha histórica da minha passagem pela Ribeira Quente daquela altura, a fim de ser enviado para a referida Associação, visto ser um momento oportuno para dar a conhecer e recordar alguém que passou pela Ribeira Quente.

Entretanto, o senhor João apresentou-me uma colega sua, senhora Paula Loras, que tão gentilmente cedeu o carro e lá fomos nós os quatro da parte da tarde à Ribeira Quente para “matar” saudades e falar com algumas pessoas conhecidas. Como o dia da parte da tarde estava bastante chuvoso, mal deu para sair do carro, encontrei apenas a senhora Rosária esposa do senhor António Braga e o senhor Pe. Silvino Amaral.

Falei ao senhor João Costa de muitas pessoas nomeadamente: António Braga e família, José Bento e família, João Balaia, António Sacadura e José Faia (Mestre de pescadores), Bettencourt e família (Cabo do mar), José Pedro (Serralheiro), Dinis Cidade (Carpinteiro), Júlio Couto (Comerciante), Adelino (Comerciante de peixe), José “Lisboa” (Abastecia gasóleo para as embarcações de pesca e tinha uma taberna), Abílio (comerciante de peixe), João “Bolinha” irmão do Sr. Júlio, “Canário” e família, etc, etc…

É de salientar que também partilhamos alegrias e tristezas da época da referida população, fomos a diversos casamentos convidados pelos noivos e acompanhávamos todos os funerais.

Um reconhecimento muito especial ao senhor João Costa e sua colega Paula Loras, que me permitiu visitar e recordar com saudades juntamente com minha esposa aquela bonita freguesia quase 28 anos depois.

Um grande abraço para toda a população da Ribeira Quente.

Braga, 6 de março de 2005.

Augusto Azevedo Rua

                            Fonte: João Costa

1 comentário:

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot