fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 17 de novembro de 2019

PADRE NELSON MANUEL DE MEDEIROS CABRAL FILHO DA FREGUESIA DE POVOAÇÃO, LOMBA DO POMAR

1953 –
Dados autobiográficos:

Nasceu na Lomba do Pomar, Povoação, a 6 de Outubro de 1953.

Filho de Manuel de Medeiros Cabral, natural de S. Pedro Nordestinho, Nordeste, e de Maria do Espírito Santo Borges Medeiros, natural de Lomba do Pomar, Povoação, neto paterno de Manuel Medeiros Cabral e de Maria do Espírito Santo Amaral e materno de Francisco Medeiros e de Maria Rosa Borges.

Foi Baptizado na Igreja Paroquial de Nossa Senhora Mãe de Deus, Povoação, no dia 11 de Outubro de 1953 (As: nº 106), sendo seus padrinhos António Cabral Teixeira e sua esposa Virgínia Pimentel Teixeira.

Recebeu o Sacramento do Crisma na mesma igreja no dia 9 de Fevereiro de 1964.

Depois de ter completado o 3.º ano no Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros, na Vila da Povoação, emigrou aos 14 anos para o Canadá, no dia 15 de Setembro de 1969, juntamente com a sua mãe e a irmã mais nova, Ursulina de Medeiros Borges Cabral, para se juntar ao pai e outros irmãos, que já residiam numa vila, Leamington, no sul oeste do Ontário, Canadá.

No ano 1968-69 passou por uma Escola Primária Católica “St. Michael´s”, a fim de aprender Inglês.

De 1969 a 1973 fez os estudos Secundários na “Leamington District
High School”.

Nos anos 1973 a 1975 estudou “marketing” e turismo no “St. Clair
college”, Windsor, Ontário.

De 1975 a 1978, estudou no Seminário de “St. Peter´s”, diocese de London, filiado com a Universidade de “Western Ontário”, London, Ontário, tendo obtido o Bacharelato, B.A., em Estudos Sociais.

De 1978 a 1981, continuou os seus estudos na Faculdade de Teologia no Seminário de “St. Peter´s”, onde obteve a Licenciatura em Teologia.

De Junho a Dezembro de 1981, faz um estágio de preparação para o Diaconado. Estagiou na paróquia canadiana de “All Saint´s” em Strathroy, Ontário, com serviço em Português. Nesta paróquia 30% da população era Lusófona.

Foi Ordenado Diácono no dia 28 de Dezembro de 1981, tendo recebido a Ordenação Sacerdotal na Catedral de “ST. Peter´s”, London, Ontário, no dia 1 de Maio de 1982.

Actividade Pastoral

De 1982 a 1986, foi Coadjutor na paróquia canadiana de “St. Joseph”, Chatham, Ontário, assistindo pastoralmente os portugueses nas diversas pequenas comunidades daquela região.

De 1986 a 1990, foi Coadjutor da paróquia de “All Saint´s” com serviço em Português.

Pe. Nelson com os pais
De 1990 a 2000, Foi Pároco da mesma paróquia de “All Saint´s”. Nesta qualidade, teve como um dos grandes desafios a remodelação de toda a construção. Continua servindo os Portugueses, além dos Anglófonos, nas regiões de Sarnia e West Lorne.

De 2000 a 2003, trabalhou como Pároco de uma grande comunidade multicultural “ST. Justin’s”, na cidade de London, e como Capelão nas Escolas filiadas à paróquia.

De 2003 a 2005, foi Director da Pastoral Portuguesa na diocese de London e Assistente do Pároco da Paróquia Portuguesa na cidade de London, Ontário.

De 2005 a 2012, foi Pároco duma Paróquia multicultural “Our Lady of Perpetual Help”, composta por muita gente de origem Italiana, Filipina, Africana, Portuguesa, Albanesa, e de várias partes da Europa. Nesta Paróquia, são celebradas regularmente Missas em várias línguas.

Nesta Igreja de “Our Lady of Perpetual Help” celebrou as suas Bodas de Prata Sacerdotais, no dia 6 de Maio de 2007.

Outras actividades pastorais:

Membro do Concelho Presbiteral Diocesano;

Membro do Concelho do Pessoal diocesano;

Consultor da Pastoral das Etnias;

Membro do Comité diocesano de auxílio aos refugiados;

Capelão de Escola Secundária “Catholic CentraL High School”.

Tem pregado nas comunidades portuguesas espalhadas pela América do Norte, sobretudo, nas festas do Senhor Santo Cristo, Nossa Senhora de Fátima e do Divino Espírito Santo.

Presentemente (2012) encontra-se a completar uma licenciatura em Francês, na Universidade de Windsor, Ontário.
Fonte: Clero da Ouvidoria da Povoação de Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros (2ª Edição revista e atualizada, ano de 2014).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot