fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

ESCOLA DE VIOLAS DA RELVA HOMENAGEADA NO ENCONTRO DE ESCOLAS DE VIOLAS


Decorreu este domingo, dia 24 de Novembro, na Igreja do Colégio em Ponta Delgada o “V Encontro de Escolas de Violas da Terra da Ilha de São Miguel” com a participação da Classe de Conjuntos de Viola da Terra do Conservatório Regional de Ponta Delgada, a Escola de Violas da Fajã de Baixo e a Escola de Violas da Relva. O evento teve ainda a participação especial de um trio de Professores da EB 2,3 de Capelas e do “Projecto Engengroaldenga”.

Os músicos presentes apresentaram mais de duas dezenas de músicas com modas tradicionais Açorianas como o “O Cravo”, “Lira”, “Marchinha de Carnaval”, “Merceana”, “Padeirinha”, entre outros, passando depois por Jobim e Piazzolla. Também houve lugar a temas do Cancioneiro Madeirense como “Meia-noite Dada” cantada por Alexandra Pacheco e “Linda Pastora” interpretada pela Escola de Violas da Fajã de Baixo.

Apresentaram-se alguns temas do Cancioneiro Português como “Alecrim” e “Cantiga Bailada”, e ainda a “Dança Palaciana de Carlos Paredes”, esta última por Anselmo Moreira, Luís Costa e Ricardo melo.

Houve música original de Ernesto Sousa, músico e compositor de Santa Maria, e dos Omiri, com arranjos do “Projecto Engengroaldenga” constituído por Alexandre Fontes e Rui Resendes, dois Marienses que se apresentaram musicalmente pela primeira vez em São Miguel. A finalizar tivemos “A Malva”, “O Linho” e “Fadinho em Sol” com a Escola de Violas da Relva.
Em quase uma hora e meia de música, interpretada na nossa Viola da Terra, apresentou-se uma diversidade enorme de sonoridades e abordagens na Viola que a todos encantou, confirmando a importância do evento que pretende demonstrar o trabalho realizado pelas nossas Escolas de Violas e dando oportunidade a participações a outros projectos que vão surgindo. Ao mesmo tempo ficou evidente a grande versatilidade da Viola bem como a afirmação de novos talentos.

No final do evento a Associação de Juventude Viola da Terra, em seu nome e de todos os presentes, homenageou a Escola de Violas da Relva pelos seus 30 anos de existência, reforçando o grande trabalho que esta Escola tem desenvolvido na formação de tocadores de Viola e o papel importante do seu fundador José de Oliveira, mas, também, do actual responsável, Humberto Soares, e de todos os tocadores que pertenceram e pertencem à Escola.

Todos os que participaram receberem de oferta o CD da Escola de Violas da Relva, oferta da Associação de Juventude Violas da Terra, e, ainda uma lembrança que a Escola de Violas da Relva trouxe para oferecer nesta ocasião.
Este Encontro tem confirmado ser um momento de partilha musical e de valorização do trabalho das Escolas de Violas e tem proporcionado a apresentação de muitas novidades musicais que vão surgindo na Ilha de São Miguel.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot