fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

CIDADÃOS DOS AÇORES JÁ TÊM ACESSO À PLATAFORMA DE DADOS DA SAÚDE

O Secretário Regional da Saúde assistiu ontem, no Hospital da Horta, à ligação oficial dos Açores à Plataforma de Dados da Saúde (PDS), funcionalidade que vai permitir consultar o historial clínico dos utentes em qualquer hospital ou centro de saúde da Região ou do país.

“A instalação da PDS nas nove ilhas vai melhorar e reforçar a partilha de informação clínica entre as diferentes instituições de saúde açorianas, tornando possível também o acesso aos mesmos dados a todas as instituições nacionais utilizadoras da plataforma”, afirmou Luís Cabral.

Qualquer médico passará a poder aceder à Plataforma de Dados da Saúde através do Portal do Profissional (PDS-PP) e consultar todos os dados de saúde dos utentes, designadamente historial clínico, prescrições, exames realizados anteriormente, mesmo em outras unidades de saúde, alergias do doente, conseguindo desta forma fazer “um diagnóstico e uma terapêutica mais adequados e mais rápidos”.

Esta funcionalidade vai permitir aceder aos dados clínicos de um utente dos Açores que tenha de recorrer a uma unidade de saúde do continente, como também de qualquer cidadão residente noutro ponto do país que esteja de visita aos Açores e necessite de recorrer aos hospitais ou centros de saúde em qualquer uma das ilhas.

Segundo Luís Cabral, “o acesso agora oficializado com o Ministério da Saúde acaba com alguns constrangimentos registados no passado quando cidadãos dos Açores recorreram a unidades de saúde do continente”.

O Hospital da Horta foi a primeira unidade de saúde a ter o sistema disponível, estando já a ser preparadas as necessárias ligações para que todos os hospitais e unidades de saúde fiquem ligados à plataforma.

Essa ligação está facilitada, uma vez que os novos sistemas informáticos instalados na maioria dos hospitais e centros de saúde é compatível com o sistema nacional.

A PDS é um sistema informático assegurado pelos serviços partilhados do Ministério da Saúde (SPNS, que permite o registo e partilha de informação clínica, a profissionais e entidades prestadoras de serviços de saúde.


Os próprios cidadãos também poderão aceder à sua informação clínica, no Portal do Utente, através do Cartão do Cidadão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot