fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 25 de agosto de 2013

A ERMIDA DE SANTA BÁRBARA É O MAIS ANTIGO TEMPLO DA ILHA DE SÃO MIGUEL, CONSTRUÍDO NO SÉCULO XV

A Ermida de Santa Bárbara, o mais antigo templo religioso da ilha de São Miguel, construído no século XV, foi edificada no local onde os primeiros povoadores celebraram a primeira Eucaristia na ilha após o seu povoamento e descoberta.

A ermida foi construída por Mateus Dias, descendente da família de Jorge Velho, um dos primeiros povoadores.



Ao longo dos anos a ermida sofreu alterações devido aos desastres naturais que assolaram a ilha.

A última transformação realizou-se em finais do século XIX, após ter ficado severamente destruída pelo tremor de terra de 1879.

Nos anos 80 do século XX, o presidente da Câmara da Povoação, Eng.º Medeiros Ferreira, sensibilizado para o facto de a Ermida se encontrar em mau estado de conservação mandou recuperar parte da mesma.
 


Há falta de sensibilidade, quer da Igreja, quer das entidades, para tentar resolver o estado de abandono em que este templo se encontra.


Antigamente havia lá missa todas as quartas-feiras, mas agora está tudo abandonado, deixaram que aquilo fosse tudo vandalizado a nível de espólio e agora resta a imagem e não tem mais nada.

Esperemos uma resolução para este património histórico do concelho da Povoação, com um significado singular e que a todos os povoacenses diz respeito, por isso, merecemos respeito por parte de quem tem o poder nas mãos, para proceder à classificação de interesse público deste templo sagrado, pertença do primeiro povoado da ilha de São Miguel.







1 comentário:

  1. Gil Moniz Jerónimo escreveu diversos artigos sobre esta ermida e a necessidade do seu restauro. Que felizmente já aconteceu.

    ResponderEliminar

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot