fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 29 de setembro de 2019

VIOLA DA TERRA AQUECEU CORAÇÕES NO “ARQUIPÉLAGO”

A Viola da Terra foi a protagonista no Concerto do passado sábado, dia 28 de Setembro, no Arquipélago  - Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande.
O Encontro de Violas Açorianas, iniciado em 2011 pela Associação de Juventude Viola da Terra, tem passado por várias Ilhas dos Açores e esteve no Arquipélago num Concerto que aqueceu o Coração de todos, pela genuinidade das modas apresentadas, tradicionais dos Açores, e pelo lindo som da nossa viola: ponteado e rasgado. 
Alexandre Fontes de Santa Maria, Bruno Bettencourt da Terceira, Jorge Silva do Pico, Rafael Carvalho de São Miguel e Renato Bettencourt de São Jorge, prepararam um repertório baseado no cancioneiro popular de cada Ilha. Os músicos apresentaram 15 modas tradicionais Açorianas.

Numa primeira parte os tocadores apresentaram-se a solo com modas como “Olhos Castanhos”, “Mouraria”, “Chamarrita do Meio”, “Merceana” ou “Os Bravos” demonstrando as diferentes técnicas de execução da Viola nos Açores. Apresentaram-se depois com várias modas em conjunto, de modo instrumental. Na segunda parte do Concerto os músicos tocaram e cantaram músicas como “Olhos Pretos”, “O Ladrão”, “Balho da Povoação”, “O Balão, tendo o Concerto terminado com o “Pezinho do Pico”. 

Este Encontro pretende demonstrar a riqueza da diversidade da Viola nos Açores, com diferentes afinações, repertórios, técnicas de execução, número de cordas e também diferenças entre modelos de cada construtor. Ao mesmo tempo pretende que os músicos de diferentes Ilhas possam dialogar entre si e conhecerem as realidades e dificuldades que se vive em cada Ilha. 
Por último, promove-se a partilha de repertórios e de conhecimentos musicais entre tocadores e, depois, entre os músicos e o público, que, num concerto deste género, fica a conhecer uma parte muito importante de cultura popular Açoriana, principalmente pelo formato em jeito de conversa e de interacção com o público.
O evento fez ainda parte do programa das Comemorações do “Dia da Viola da Terra” na Ilha de São Miguel, que se estende até o dia 2 de Outubro e que tem actividades, também, em mais 6 ilhas dos Açores.
O evento foi produzido pela Associação de Juventude Viola da Terra em coprodução com o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e contou com o apoio da Direcção Regional da Cultura e Direcção Regional do Turismo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot