fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

GENTE DO MESMO MAR É O QUINTO LIVRO PUBLICADO PELO POVOACENSE JOÃO CORDEIRO

Gente do Mesmo Maré o quinto livro publicado por João Cordeiro, teve o prefácio do Doutor Licínio Manuel Vicente Tomás e será apresentado pelo Doutor José Luís Brandão da Luz, no dia 19.09.2019, pelas 20:00 horas, na Junta de Freguesia da Ribeira Quente. 

O conteúdo desta obra centra a temática no mar e nas gentes que partilham este mesmo mar e na observação das actividades marítimas que têm o mar como pano de fundo.

Perpassa o quotidiano emblemático e rotineiro da vida social das comunidades marítimas povoacenses e deixa transparecer o património antropológico e cultural criado e transmitido pelas pessoas e como ainda vivem gentes autênticas, com evidência para as da freguesia da Ribeira Quente.

Gente do Mesmo Mardá a conhecer a dinâmica da actividade marítima e piscatória no concelho, com enfoque na distribuição dos rendimentos pela companha, o papel da mulher na actividade, características do homem do mar na sua interacção social e na comunidade e como manifesta a sua religiosidade e relação com o Divino. Descreve também as técnicas e artes de pesca e tipos de embarcações utilizadas na faina piscatória e na caça à baleia e identifica pescadores e outros atores sociais que no mar encontraram o meio de subsistência e forma de vida.

João Cordeiro

Povoação, 10.09.2019

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot