fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

CONTRIBUTO PARA A SOLUÇÃO (DE PARTE) DA REDE VIÁRIA DENTRO DO CONCELHO DA POVOAÇÃO

É preciso assegurar, definitivamente para o futuro, a redução da carga do trânsito automóvel na base da cratera/vale das Furnas.

Nas Furnas, especialmente, nas zonas com caldeiras, da Lagoa e da Freguesia até aos Tambores, ocorrem fenómenos de abatimentos do solo e formação de novas caldeiras. 

O Risco de Erupção Vulcânica é o mais elevado na ilha de São Miguel.

Por essas razões óbvias, resolvi fazer este alerta para que se repense a estratégia da construção de uma estrada dentro do vale das Furnas.

Em caso de catástrofe essa estrada não servirá as populações da parte oriental do Conselho da Povoação porque só terão a possibilidade de chegar ao resto da ilha passando pelo Nordeste.

Na minha opinião, é urgente melhorar a estrada que liga as Furnas à Povoação para beneficiar toda a economia local e isso só exige uma obra de construção de raiz que é uma nova ponte para atravessar a ribeira do Juncalinho” à entrada oriental do vale das Furnas.
Todo o resto só precisa de correções que melhorem a visibilidade para os condutores que precisam de chegar em horas certas. Basta remover os obstáculos de menor dimensão, como arbustos decorativos, pequenas barreiras e algumas árvores na concavidade das curvas da estrada, que foi muito bem lançada na sua construção original, adequada à época.

Mas, continua a ser preciso retomar o processo da construção da estrada (dos arrastadouros) que circunda as lombas, vindo da Água Retorta e do Faial da Terra, desde a do Alcaide à do Cavaleiro continuando para as Furnas e Ribeira Quente, com todas as características de uma via rápida porque será essa a sua função se for ligada ao Eixo Norte da ilha de São Miguel, aí sim, através de um túnel escavado sob a vertente leste da montanha do Salto do Cavalo.
Essa ligação pode ser construída com toda a comodidade, porque não terá qualquer condicionalismo do trânsito corrente (como ocorreu na construção do Eixo Norte-Sul que só abriu ao trânsito depois de concluído)

Tenhamos visão !

Sejamos ambiciosos !

Sejamos capazes como aqueles que nos deixaram as estradas que temos.

Hoje temos muitos mais meios, quer para projetar, quer para construir.

Talvez o nosso Dr Gualter Furtado, presidente do Conselho Económico e Social dos Açores coloque este apelo na próxima reunião desse conselho.

Se não, deixa passar mais uma oportunidade...

Gil Borges 

Furnas, 22-09-2019
Domingo de São Paulo

2 comentários:

  1. Excelente artigo, sem dúvida um belíssimo contributo.
    Assim fosse a vontade politica.
    Obrigado Dr. Gil Borges, por veres sempre mais à frente.

    ResponderEliminar
  2. Concordo...Fazer algo com pés e cabeça com visão de futuro e deixar de brincar aos tapa buracos e remendos!

    ResponderEliminar

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot