fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 4 de junho de 2017

RECOLHA E BÊNÇÃO DO PÃO NA MORDOMIA DA LOMBA DO CAVALEIRO 2017 (VÍDEO)

Eram 08h00 quando no passado dia 3 de junho se deu início à tradicional recolha de oferendas pelas principais ruas da Lomba do Cavaleiro, uma tradição antiga que se vai mantendo ao longo dos anos e que muito orgulha este povo da Freguesia de Povoação.

Neste fim de semana decorreram em todas as freguesia do nosso concelho as festividades em honra do Divino Espírito Santo, uma tradição secular fortemente enraizada no povo açoriano, sendo de salientar que cada mordomia tem a sua particularidade na forma como festeja a coroação.

A Lomba do Cavaleiro também tem a sua particularidade em festejar o Divino Espírito Santo, destacando-se pela tradicional recolha do pão e massa sovada de porta em porta, onde os seus moradores apresentam bonitas decorações nas cestas que transportam as suas oferendas.

É muito reconfortante e emocionante ver e sentir a alegria deste povo da Lomba do Cavaleiro, que com enorme sentido de religiosidade, fé e devoção participam nesta bonita procissão.

Após a procissão o Padre João Ponte procedeu à bênção das oferendas recolhidas e dos mantimentos que compõem as pensões, pão, massa sovada, carne, num momento de oração e respeito que foi muito participado.

Nunca é demais salientar o bom trabalho do mordomo Carlos Pacheco e da sua vasta equipa de colaboradores, que apesar das dificuldades dos dias de hoje têm conseguido com mestria manter as nossas tradições o mais fiel possível aos tempos antigos.

Mais uma vez o Um Olhar Povoacense vem desta simples forma ao encontro dos seus seguidores, muitos deles longe, em terras distantes, mas com saudade das suas raízes/tradições, tendo aqui esta janela aberta para poderem ir matando aquela saudade que lhes bate no coração.

Carregue no link abaixo e visualize o álbum de fotos:





Povoação, domingo, 4 de junho de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot