fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 22 de junho de 2017

DR. ADELINO DINIS DIAS UMA HOMENAGEM QUE SE IMPÕE / A MINHA (NOSSA HOMENAGEM)

O cidadão furnense Luís Miguel Rodrigues Martins a 2 de Março deste ano prestou a sua homenagem a um cidadão querido dos povoacenses e que infelizmente partiu rumo ao Senhor sem que nada o fizesse prever, foi a sepultar hoje no cemitério da Ribeira Quente.

"CORREIO DOS AÇORES - 05/03/2017

A MINHA (NOSSA HOMENAGEM)

Longe vai o tempo da imagem que guardamos da obra literária “Retalhos da Vida de um médico” um autorretrato da autoria de Fernando Namora, que a RTP-Açores transmitiu no período do preto e branco, bem no prelúdio da sua existência, que mostrava com um realismo irrepreensível o quão difícil era por vezes a vida de um médico de aldeia numa conjuntura difícil e ainda mais numa afastada terreola do Portugal profundo.

Foi numa conjuntura muito parecida a esta, que em fevereiro de 1978, há cerca de 40 anos, surgiu nas Furnas o Dr. Adelino Dinis Dias, então recém-formado a um par de anos pela Universidade de Coimbra e exemplarmente preparado nos cursos superiores de Medicina (1975), Medicina Legal (1976) e Hidrologia e Climatologia Médicas (1977).

O Vale das Furnas sempre foi, ao longo da história micaelense, uma terra de eleição na área da medicina pela existência, como se sabe do seu vulcão, com importantes emanações termais que desde tempos primórdios do povoamento foram utilizados na cura de muitos indivíduos que o procuravam. Contudo, muito raros eram os facultativos ou médicos que fixavam aqui residência, pois a população local sendo humilde e pobre raramente convidava à fixação desses no seu tecido social.

Com o Dr. Adelino foi diferente, ali estava ele, primeiro com casa de residência na Rua Padre José Jacinto Botelho e depois em casa própria na Rua dos Moinhos, onde permanece até aos nossos dias com a família.

Para a população em geral foi quase como uma dádiva do céu a sua vinda para cá, um sentimento seguro, ter um médico entre todos, ter um amigo a quem pedir socorro no caso de uma aflição não prevista. Com o decorrer dos anos o Dr. Adelino, como é popularmente conhecido, foi adquirindo outras competências e outros conhecimentos, manteve-se sempre atualizado, tendo obtido a competência em Hidrologia Médica pela Ordem dos Médicos em 1983, e desempenhado por isso o cargo de Diretor das Termas do Vale das Furnas, tornando-se num dos seus maiores defensores e a quem se deve o seu projeto de remodelação e ampliação infelizmente não concretizado.

No Concelho da Povoação ao qual ficou adstrito profissionalmente desempenhou diversas funções importantes de muito relevo social, obtendo o grau máximo da sua carreira profissional com a categoria de Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar e tendo obtido a especialidade de Medicina do Trabalho em 2012 provando que é possível progredir profissionalmente mesmo num meio mais afastado e isolado. Foi Autoridade de Saúde do concelho da Povoação, até 2016, membro da Comissão Restrita de Proteção de Crianças e de Jovens da Povoação, coordenador e orientador respetivamente no Núcleo de Formação Profissional do Centro de Saúde da Povoação, e Coordenador Regional do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar, até 2015, Diretor Clínico do Centro de Saúde da Povoação até 1989, etc.

Como cidadão a sua ação tem sido notória colaborando em diversas áreas, tais como formador do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Centro de Formação de Associação de Escolas de São Miguel e de Santa Maria e na APF-Açores. Foi fundador e é ainda, Presidente da Associação para o Planeamento Familiar, Saúde Sexual e Reprodutiva dos Açores, membro da Direção Nacional da APF e foi membro da Direção Regional dos Açores da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar e do Secretariado da Delegação Regional dos Açores do Sindicato Independente dos Médicos. Presidente da Direção da Associação dos Bombeiros Voluntários da Povoação, Sócio fundador do Lions Clube da Povoação e do Clube Naval da Povoação.

Muito mais haveria a dizer sobre Adelino Dinis, volvidos 42 anos de prática médica, 40 dos quais entre nós no Concelho da Povoação na ilha de São Miguel, localidade onde por vezes é difícil atrair novos médicos por egoísmo profissional, seria de uma tal ingratidão de nossa parte, não relembrar a vida deste médico e assim vir publicamente destacar este seu caminho e testemunho de uma vida de empenho e devoção a uma causa nobre, ao do bem-estar humano, que só aos homens da ciência médica está circunscrito com uma devida vénia de agradecimento e admiração."

Furnas, 2.3.2017

Luís Miguel Rodrigues Martins



Povoação, quinta-feira, 22 de junho de 2017.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot