fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 27 de maio de 2017

VEM ESPÍRITO SANTO (COROAÇÃO)

A festividade (maior) celebrada por Açorianos é a do Divino Espírito Santo. Nestas ilhas que amamos na diáspora um partilhar de carne, pão e vinho, vivência de fé e de amor ao próximo … “Há mais felicidade em dar do que em receber” Act 20.35.

Em qualquer localidade das ilhas na diáspora no mundo cristão manifesta-se o fulgor Paráclito. Pentecoste é demonstração de fé que desfila em percurso onde exista Império Divino; Matriz – Ermida em qualquer Templo rejubila-se partilha-se a palavra de Deus orações cânticos de louvor comunga-se o corpo e sangue precioso de Jesus Ressuscitado eleva-se o incenso perfumado com água benta, asperge o celebrante crianças e acompanhantes e coroas.

Vem – vem – vem Santo Espírito renovai a face da terra! Simbolicamente cabeças coroam. Rejubilai povos o Divino Espírito Santo está connosco! “Cantam sinos” – Repicam em louvor ao Divino – Foliões cantata, toada mourisca estridente repetitiva faz-se ouvir caminho abaixo ou acima; deambula símbolos, brisa de vento oscila emblema de carmesim do Espírito Santo, pomba branca bordada a fio de ouro, roqueira nos ares estraleja raio de fogo no infinito, sobe o róseo da aurora ao meio do quadro no cortejo da coroação menino ou menina coroada regresso do Império homens, mulheres e crianças no cortejo em filas paralelas, vestido brilhante vaporoso em corpo franzino ou formado, jovem da fatiota, laço ou gravata aprumado movimento de vida brilham olhos há sorrisos abertos em rosto acetinado ou lavrado de rugas; velhice e mocidade de mãos dadas lado a lado corações repletos com a luz do Espírito, há fragância de rosas e cravos ao passar da coroação; toda harmónica toca a Filarmónica flutua notas musicais como pomba alada é o Divino Espírito Santo que a todos abençoa, é exaltação à caridade, exortação a solidariedade. Uns semeiam outros recolhem – mas todos são chamados A construir o Reino de Deus. Vem, vem, vem Espírito Santo incendiai o coração de vossos fiéis acendei neles o fogo do Vosso Amor.


Benjamim Carmo

Povoação, sábado, 27 de maio de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot