fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 29 de maio de 2017

GERAÇÃO 90 O TALENTO DE UMA GENUÍNA BANDA POVOACENSE

Entre as graças que devemos à bondade de Deus, uma das maiores é a música. A música é tal e qual como a recebemos: numa alma pura, qualquer música suscita sentimentos de pureza, em qualquer lado que nos encontramos, em especial nos arraiais das festividades.

Há vários estilos de música, e grupos musicais e cada qual com os seus encantos, conforme a faixa etária do público, ou seja, para diversos gostos como se costuma dizer que, normalmente se defina por música popular acessível em geral.

Por isso, a música é a arte mais complexa que existe, pode unir a paz e a guerra, o amor e o ódio, o diálogo e o silêncio, o gostoso de ouvir e o indesejável, a deceção e a esperança, enfim…atualmente já se vê muitos cantores populares um pouco por todo o lado, logo que tenha uma voz de cântico, ou que demonstra dotes para cantar, é só seguir em frente. E é assim também como a formação dos ditos “conjuntos” musicais, e após a formação dos mesmos vão um pouco por todo o lado em especial a convite dos responsáveis pelas Instituições religiosas, para animarem o público nos arraiais.

Concretamente, também se passou um pouco no Concelho de Povoação com a formação de conjuntos musicais e em especial agora na freguesia de Ribeira Quente, com o “Geração 90”.

O que é o “Geração 90”?

O Geração 90, é um conjunto musical formado por um jovem talentoso de nome Emanuel Silva, um jovem nascido na década de 90, que herdou dos seus antepassados em especial do seu pai os dotes pela música e a habilidade para tocar alguns instrumentos musicais e neste caso o acordeão, que em abono de verdade é a sua paixão “hobbie”.

Pelos vistos, o jovem em causa sempre teve esse sonho mesmo dos tempos dos bancos de escola de concretizar a formação de um Grupo Musical, e assim aconteceu.

Um pouco mais tarde, já jovem, foi encetando conversações com amigos dele da mesma idade, nascidos na década de 90, mais concretamente os que tinham habilidade para a música e tocar instrumentos musicais. Assim aconteceu, a banda está formada com 5 elementos: Tiago Braga, José Braga, Leandro Leite e o André leite, este que ingressou na banda após a ausência de um outro elemento, Pedro Braga que se ausentou para o Canadá e cujo vocalista é o referido Jovem Emanuel Silva que ao mesmo tempo vai tocando acordeão. É de salientar ainda que, desde do início do Grupo, esteve o jovem David Rita que também ausentou-se por questões de ordem particular.

Já com a Banda formada e com dois anos de ensaio, têm a sua primeira atuação com um reportório de músicas para vários gostos no Império do Divino Espírito Santo da Santíssima Trindade da Ribeira Quente, a qual agradou de imediato a população local e os respetivos mordomos do referido império. Após a atuação foram de imediato convidados pelo Mordomos do império de São João. Na ânsia e naquela espectativa estava a população residente com muita vontade de ouvir e de assistir á nova banda da localidade, e em abono de verdade se diga que foi um sucesso pela primeira vez.

Como se sabe, essas festividades atraem muitos forasteiros e foi assim que o Geração 90, começou a ser visto e divulgado já um pouco por todo o lado, o que as deslocações para espetáculos já fazem sentir tanto na Ilha como fora dela, como foi o caso em 2015 a mesma recebeu um convite da Associação de Pescadores de Santa Maria, para atuarem na festa em honra de São Pedro Gonçalves, padroeiro dos pescadores, que se realizam todos os anos em especial no mês de Setembro, e atuaram num recinto com cerca de 3000 pessoas aproximadamente, cujo concerto durou três horas, num ambiente de convívio agradável e caloroso, o que encantou os que assistiram ao Geração 90.

Já com algum prestígio e bem, é convidada para atuar num dos maiores festivais de verão dos açores ou mais além, “Festa do Chicharro”, no mês de Julho do ano passado (2016), num recinto com cerca de 5000 pessoas, abrindo o festival para depois atuar o tão famoso “Starlight” também da Ribeira Quente.

Essa atuação na Festa do Chicharro foi o auge para a geração 90, que a partir daí nunca mais parou pelo seu nível iluminado e a forma como entusiasmou e animou os festivaleiros.

Foi se tornando ao longo do tempo uma banda de prestígio, uma banda de renome com pouco tempo de existência, a boa animação que prestam aos que assistam aos seus espetáculos chegou além-fronteiras, ou seja, á diáspora, e é em Terras do “Tio Sam” (imagem do Tio Sam se tornou um importante símbolo nacional, demonstrando aspetos fortes da história e da cultura dos Estados Unidos), mais concretamente no Estado de Massachusetts, na cidade de Newbedford, é convidado pelo Presidente da Festa do Chicharro á Moda da Ribeira Quente, senhor António Couto, para atuarem no dia 1 de abril findo, que em abono de verdade, por alguns testemunhos recebidos cantarem e encantarem as pessoas presentes. A divulgação do “Geração 90” foi de tal maneira difundida, que até foram convidados para a comunicação social, nomeadamente para uma rádio local.

No entanto, é de elogiar a iniciativa e a humildade do Presidente da referida festa, Senhor António Couto, que suportou todas as despesas inerentes á deslocação dos jovens que compõem a Geração 90, aos USA, bem como a promessa da gravação de um CD. Após a atuação no convívio em causa, que foi de grande brilhantismo, foram novamente convidados para Festa do Chicharro á Moda da Ribeira Quente, para abril do ano de 2019. Por tudo isso, talvez não existam palavras suficientes e significativas que me permitam agradecer ao meu bom amigo António Couto, com justiça, com o devido merecimento, porque a sua ajuda e o seu apoio foram para mim de valor inestimável, mas é tudo o que me resta. Apenas posso-me expressar através da limitação de meras palavras, e com elas lhe prestar esta humilde, mas sincera, homenagem. Em meu nome pessoal e dos meus colegas que compõem o Grupo Musical “Gerão 90” do nosso Torrão Natal, o nosso muito obrigado! Com todo o carinho e de coração eu lhe agradeço, e pelo resto da minha vida lhe agradecerei!

Um abraço com carinho do “Geração 90”, e até para o ano se Deus quiser, como se costuma dizer.

João Costa Brilhantina

Povoação, segunda-feira, 29 de maio de 2017.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot