fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 29 de maio de 2017

O ESPÍRITO SANTO EM NOSSA VIDA CRISTÃ

         A partir do batismo, todo o itinerário pessoal e comunitário de nossa vida cristã está marcado pela ação do Espírito Santo, de múltiplas formas, especialmente através dos sacramentos, sinais eficazes do Dom de Deus pelo Espírito do Pai e do Filho, conforme a forma trinitária sempre presente na liturgia sacramental da igreja.

         Em nosso batismo, que é a participação na morte e ressurreição de Cristo, opera-se nosso segundo nascimento pela água e pelo Espírito.

         Na culminância do batismo, que é o sacramento da Confirmação recebemos a força do Espírito para a maturidade cristã e o testemunho da fé diante dos irmãos.

         Na Penitência, realiza-se nossa reconciliação com Deus e com a comunidade por meio do Espírito Santo, enviado para o perdão dos pecados.

         Na Eucaristia, invocamos o Espírito Santo antes da consagração para que santifique as oferendas do pão e do vinho, de maneira que sejam para nós o Corpo e Sangue de Jesus Cristo; e depois da consagração pedimos que o Espírito congregue na unidade a quantos partilhamos da Ceia do Senhor, como sinal de co-participar em tudo: na fé, na esperança, na caridade e na vida.

         No matrimónio, os esposos cristãos recebem a força do Espírito para o amor fiel e a transmissão da fé para seus filhos.

         No sacramento da Ordem, é o Espírito quem marca os candidatos, tirados da comunidade, com o carisma do ministério para o serviço do povo de Deus. E finalmente, na Unção dos Enfermos, o Espírito sela para Deus uma vida que ele começou.

         Necessitamos de um constante Pentecoste batismal em nossa vida de fieis, para alcançar a estatura de adultos e para viver a maturidade do nosso batismo, preanunciado no Batismo de Jesus, e sua culminância no sacramento da Confirmação. Precisamos da água do Espírito como a terra ressequida precisa de humidade, para sermos cristãos não apenas de nome, mas de convicções firmes, comprometidos com a verdade, com a justiça, com a paz e com a fraternidade entre os homens.

         Peçamos ao Espírito Santo que nos dê sempre coragem para ser cristãos autênticos; para confessar a Cristo como Senhor de nossas vidas; para ser membros conscientes da Igreja e para ajudar na transformação do mundo. A transformação será profícua se aderimos de coração aberto, despojado de ostentação.

         Vem – Vem Divino Espírito Santo.

 (Livro das fontes da Palavra – Editora Santuário)  
            
Benjamim Carmo

Povoação, segunda-feira, 29 de maio de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot